Fórum das Tribos reúne Jovens em Encantado

No dia 22 de novembro, cerca de 450 estudantes da rede pública de ensino de Encantado e Roca Sales se reuniram no Clube Comercial de Encantado para participar da edição 2018 do Fórum Municipal de Tribos. O evento é uma iniciativa da ONG Parceiros Voluntários e da Associação Comercial e Industrial de Encantado, com o apoio de instituições, escolas e empresas. Neste ano, as atividades desenvolvidas pelas Trilhas da Cidadania (grupos de estudantes que realizam ações ligadas à Educação, Cultura e Meio Ambiente), tiveram como tema central a Educação para Paz. O evento foi divido em Fórum Juvenil (manhã) e Mirim (tarde), para que todos os alunos envolvidos recebessem um conteúdo adequado a suas idades.

 

O Fórum foi aberto pela secretária executiva da ACIE, Bernardete Rissi, que assinalou a importância dos jovens em participar de iniciativas como esta, uma vez que gera muita integração entre eles e a comunidade onde vivem. A Secretária Municipal de Educação Sr. Neide Graciola também se fez presente, e falou sobre a importância da educação e das ações voluntárias desenvolvidas pelas tribos.

 

Para Elisabete Bertella, coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários Encantado, o Fórum evidencia o papel dos estudantes como agentes de transformação e demonstra para a comunidade escolar que há novas propostas educativas, sendo que uma delas é fomentar a rede de cooperação entre a instituição de ensino e a comunidade.

 

Durante todo o dia o Grupo Moinhos do Campo conduziu as atividades e animou os participantes com brincadeiras e dinâmicas. Também participou do evento o rotariano Tiago Guerra, que expos suas vivências no voluntariado.

 

Tribos na Trilha da Cidadania é uma ação de mobilização social criada pela ONG Parceiros Voluntários destinada a jovens que querem evidenciar a força mobilizadora dos jovens perante a comunidade, que ao atuar de modo coletivo, propicia o desenvolvimento da autonomia, da solidariedade, do empreendedorismo e da participação cidadã. Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz), e promovem, a partir desta escolha, ações voluntárias na comunidade.

 

Para esta edição do Fórum, o Programa contou com o apoio do Sicredi Região dos Vales, Clube Comercial de Encantado, Prefeitura de Encantado (Secretaria de Educação), , Estúdio Prime, Aline Faturi Fotografias, Grupo Moinhos do Campo, DB Som e Decoração Dalpra Lussi.

 

A Parceiros Voluntários de Encantado agradece à todos os educadores e alunos que dedicaram tempo, conhecimento e emoção em prol de ações voluntárias.

 

Trilhas:

 

Trilha da Cultura – Assim como há uma preservação e cuidado com o meio ambiente, é necessário também preservação e cuidado com o patrimônio cultural de um povo. E esta é a proposta da Trilha da Cultura: permitir que as comunidades possam reencontrar a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.

Trilha Educação para Paz – É necessário haver uma produção cultural da paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos baseados em fatores como o respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, a promoção de um consumo responsável e de um modelo de desenvolvimento sustentável, a participação e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.

Trilha do Meio Ambiente – A sobrevivência depende de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. Desenvolver ações nesse sentido é o que propõe a Trilha do Meio Ambiente. O cuidado do planeta não depende apenas dos governantes e de grandes projetos, mas também de pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente.

 

Fonte Assessoria de Imprensa ACI-E

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...