Foi dada a largada para a CulturArte 2016

Mulheres da família Führ compartilharam a leitura de um conto, incentivando o hábito da leitura entre gerações

Atividades ocorrem a partir de hoje e culminam durante a XXVI Feira do Livro – 5 a 9 de setembro

ARROIO DO MEIO – Sob o slogan ‘Porque ler faz bem’, foi lançada na noite da terça-feira, 23, a CulturArte 2016, a realizar-se a partir de hoje, culminando com a XXVI Feira do Livro – 5 a 9 de setembro. O evento ocorreu no Clube Esportivo, na presença de autoridades, representantes de escolas, pais, alunos, comunidade e Secretaria de Educação e Cultura, promotora e organizadora do maior evento cultural e educacional do Município.

Entre as atrações da cerimônia, estavam Dolores Führ com a filha e três netas. Juntas, leram uma história do livro Na roda de chimarrão, composto por contos de escritores arroio-meenses, simbolizando o incentivo da leitura entre as gerações. Outro ponto marcante da noite foi a distribuição de 25 caixas de leitura, para representantes de todas as localidades do Município. A ação faz parte do projeto Leitura em Movimento. As caixas estarão à disposição da comunidade a partir de hoje, em estabelecimentos comerciais, para empréstimos de livros, como forma de incentivo à leitura. Outra ação que sinaliza o início da CulturArte é a instalação de banners amarelos em incentivo à leitura, ao longo da rua Dr. João Carlos Machado e Rua de Eventos, numa produção das escolas, com participação dos alunos.

Em seu pronunciamento, o Prefeito em exercício, Áurio Scherer, ressaltou que a CulturArte já é uma marca de Arroio do Meio. “A leitura alimenta nossa vida e ajuda a saciar a fome do conhecimento”, afirma. A noite seguiu com a brilhante participação da professora e escritora arroio-meense, Ivete Kist, que mergulhou nas citações de conhecidos autores, para salientar a importância da leitura na formação do cidadão e evolução da sociedade. “Se cada Feira do Livro conquistar dez leitores por ano, vai fazer muita diferença na nossa comunidade”, acredita. “O verdadeiro analfabeto é o que sabe ler e não lê”, resgatou as palavras de Mario Quintana. “A leitura torna a vida mais leve e melhor”, finalizou. O evento encerrou com a participação do pequeno Carlos Padilha Neves, 7, representando os alunos do Município, que reforçou o convite para que toda a comunidade participe da CulturArte 2016.

Saiba mais: A CulturArte 2016 ocorre no período de 23 de agosto a 9 de setembro, com ações no entorno da Praça Flores da Cunha, Rua de Eventos, Casa do Museu e Clube Esportivo. A principal atração é a XXVI Feira do Livro (5 a 9 de setembro), que concentra atividades como o Palco de Talentos, Salão Estudantil de Arte, Conhecendo a Casa do Museu, Leitura em Movimento, Projeto Centro Cultural Sesi e Escritor Presente.

*Mais informações sobre pontos de retiradas de livros, programação completa, dias e horários das atrações pelo Facebook Culturarte.

Fonte Maica Viviane Gebing Jornalista - Assessoria de Comunicação PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...