Final de semana para homenagear Nossa Senhora da Saúde

A comunidade de Pedras Brancas, colonizada por imigrantes italianos, que tem presente a forte devoção a Mãe de Jesus, se prepara para receber no domingo, dia 23, cerca de mil romeiros. Vindos de diferentes localidades do estado do Rio Grande do Sul, e também de outros estados o encontro proporciona um momento de fé e diversão.

O encontro inicia pela manhã, em frente a Capela da comunidade, às 10h, com procissão motorizada até o Capitel da Santa, distante cerca de 2 Km. Logo após as 10h30min será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre José Grilli e animada pelo Grupo Voci di Pace. Ao meio dia será servido almoço estilo espeto corrido para os participantes. Na parte da tarde a festa continua com reunião dançante, animada pela Banda Contagem Regressiva, sorteio de rifas, leilão e roleta. Durante o dia também terá venda de objetos religiosos, os participantes podem trazer uma garrafinha para levar para suas casas água benta.

História do Capitel

A devoção a santa teve início em 1945 quando foi doada por Domingos Bortoncello, e junto de seu vizinho e amigo José Defendi, ergueram o primeiro capitel de madeira em honra a Nossa Senhora da Saúde. Atualmente o capitel passou por varias reformas, feitas por doações e pela própria comunidade, sendo o atual de alvenaria. A cada ano novas reformas são realizadas também no galpão onde se realiza a festa.

A cada ano, mais devotos participam da festa e desta devoção a Mãe de Jesus, que já faz parte do calendário oficial de festas do município de Coqueiro Baixo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...