Final de semana especial para os apaixonados pelo antigomobilismo

Teutônia foi palco de um dos mais importantes eventos de antigomobilistas do Estado no último final de semana, dias 21 e 22 de março, quando ocorreu o 9º Encontro Nacional de Veículos Antigos. O museu sobre rodas, formado por cerca de 600 relíquias do milênio passado, atraiu público superior a 12 mil pessoas ao Centro Administrativo Municipal, principalmente no domingo.

“Desde a primeira edição do encontro, realizada no ano de 2002, Teutônia tem recebido muito bem os antigomobilistas. É um município maravilhoso, com belezas ímpares e um povo acolhedor. E não foi diferente em 2015, quando mais uma fez o tempo colaborou e tivemos excelente participação de colecionadores e do público. O encontro surgiu com a ideia de ser itinerante, mas criamos raízes em Teutônia, onde contamos com o grande trabalho da CIC e o apoio da prefeitura”, avaliou o coordenador geral do evento, Eugênio Tramontini, destacando a nova área coberta do Pavilhão Multiuso, 3,6 mil metros quadrados que abrigaram a área comercial, como o setor de venda de peças e acessórios – o “Mercado das Pulgas” – e propiciou cobertura do sol para veículos e visitantes. Também elogiou os jardins do Centro Administrativo, em seus quadrantes arborizados, e a infraestrutura disponibilizada pela CIC, com o restaurante climatizado. “Isso tudo traz grife ao evento de Teutônia”, afirmou.

O presidente em exercício da CIC Teutônia, organizadora do evento, Renato Scheffler, enalteceu o valor das parcerias para realização do encontro, agradecendo a todos os envolvidos e participantes. “A união de esforços nos permitiu viver dois dias de muita alegria, recordando um pouco desta magnífica história do automobilismo mundial. O trabalho em parceria é o verdadeiro segredo do sucesso”, frisou, lembrando o empenho dos voluntários, da CIC, da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e dos patrocinadores.

O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, destacou a importância do evento para o município. “Estamos muito felizes em poder receber a todos no Centro Administrativo, um dos pontos turísticos do nosso Vale do Taquari. Esses dois dias nos permitiram fazer novas amizades e compartilhar experiências,” disse, elogiando os envolvidos na organização e agradecendo a participação dos antigomobilistas e visitantes. “Teutônia está de portas abertas para receber vocês.”

A secretária adjunta de Turismo do Governo do Estado, Gabriela Markus, igualmente falou da importância do encontro para desenvolvimento do turismo na região. “O Encontro Nacional de Veículos Antigos é uma ação de grande peso para o fomento do turismo no Vale do Taquari, uma grande oportunidade para trocas culturais. Cada visitante e expositor trouxe um pouco da sua história e levou um pouco de Teutônia para suas cidades”, elogiou, lembrando que durante o evento foram disponibilizados pacotes de passeios pela Rota Germânica.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ariberto Magedanz, reafirmou o lema de Teutônia – Cidade que Canta e Encanta. “A todos os visitantes e antigomobilistas, levem um pouco do carinho e da alegria de Teutônia. Estamos sempre de coração e portas abertas para recebê-los, por isso somos a cidade que canta e encanta e a terra do cooperativismo, em que a união de esforços nos possibilitou ser destaque também na organização de eventos como o Encontro Nacional de Veículos Antigos”, concluiu.

Premiação 

Ao final do evento, na tarde de domingo, foram entregues troféus aos expositores destaque. Ao todo, foram 47 premiados, divididos em categorias por década de fabricação, pick-up e utilitários, caminhões, nacionais, esportivos nacionais, esportivos importados, duas rodas, hot rod, street rod e mini carros.

Entre os laureados esteve o Fiat Topoline, ano 1952, de Gravataí, premiado como destaque na categoria mini carros. A estudante Jéssica Bittencourt, acompanhada da mãe Carla, chegou a Teutônia logo cedo na manhã de sábado. “Sempre participamos desse encontro com a família. É um evento muito bem organizado, com pessoas muito receptivas, num lugar maravilhoso”, disse a mãe.

O Topoline foi um presente do vô de Jéssica quando ela completou 15 anos. O pequeno carro da Fiat viria num reboque, mas como tiveram problemas com o transporte, mãe e filha vieram dirigindo de Gravataí até Teutônia. Ao lado do veículo, uma das motos do vô, a Jawa, ano 1953, também chamou atenção do público. “Ele chegou a ter 47 motos, hoje preserva oito raridades. São muitos quilômetros de experiência sobre duas rodas”, divertem-se Jéssica e Carla.

Destaque também para os nove veículos de Teutônia premiados na 9ª edição do encontro, ao lado de antigomobilistas de Lajeado, Garibaldi, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Erechim, Santa Maria, Carazinho, Bento Gonçalves, Triunfo, Serafina Correa, Estrela, São Marcos, Guaporé, Montenegro e Gravataí. Entre esses esteve o caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, o Magirus Deutz D 16, ano 1976, em um Ford Modelo A, ano 1929, também de Teutônia.

“O nível dos veículos que participaram do encontro foi excelente, todos foram merecedores de premiação”, definiu o integrante da comissão avaliadora, Sérgio Antônio Cemin.

Programação variada

A infraestrutura do local contou com praça de alimentação, com recepção especial para os expositores com café da manhã, palco para shows, mercado de peças e memorabília, exposições comerciais e artesanato. A programação também teve shows de artistas locais e bandas. A cobrança de ingressos, que contou com o envolvimento do Rotary Club de Teutônia, será revertida em benefício do Hospital Ouro Branco, de Teutônia.

Durante o evento também houve blitz de conscientização no trânsito, organizada por empresa do Vale do Taquari e entidade social; participação de fábrica de chocolates de Gramado, com mascote e distribuição de chocolates ao público; e a Secretaria da Educação de Teutônia promoveu ações de integração no Centro Cívico Municipal, inclusive com brinquedos infláveis gratuitos para as crianças.

O 9ª Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia foi uma promoção da CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia e de Eugênio Tramontini. O evento é considerado um dos mais importantes do Estado, possui características festivas voltadas para toda família, realizado num local de beleza única, um dos pontos turísticos da região.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...