Festival em Santa Clara do Sul marca aniversário do grupo de danças

A cultura germânica será destaque em Santa Clara do Sul no dia 6 de julho, quando ocorre o 12º festival organizado pelo grupo de danças Frölicher Kreis. Comemorativo aos 21 anos de fundação da entidade, o evento deve ter a participação de dançarinos oriundos de 30 cidades do estado.

Segundo o presidente Germano Stein, uma das atrações da noite fica por conta da banda Choppão, de Montenegro, cuja apresentação será custeada pela Administração Municipal. Os cartões antecipados podem ser adquiridos pelos telefones 9992-8117 e 9139-8534 e com os integrantes do grupo.

A programação no Clube Centro de Reservistas começará às 19h, com recepção aos visitantes. O jantar será servido às 19h30min. No cardápio está o tradicional bolinho de batata. A partir das 21h ocorre a apresentação dos grupos de dança. “Convidamos toda comunidade a prestigiar o evento, cujo lucro será usado para manter a entidade”, enfatiza Stein.

O Fröhlicher Kreis conta com 80 dançarinos, distribuídos em quatro categorias: mirim, infantil, infanto-juvenil e oficial.

Saiba mais

O grupo de danças de Santa Clara do Sul surgiu em março de 1992, no período de emancipação do município, sob a orientação de José Paulo Rieter. Na época, as aulas eram coordenadas pelo professor Luís Henrique Braun. O lançamento ocorreu na Volkstanzfest, em Lajeado, na categoria oficial.

A partir de 1998, quando ocorreu o primeiro encontro de grupos folclóricos organizado pelo Fröhlicher Kreis, a entidade começou a se apresentar em eventos por toda a região, inclusive na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Em 2006, o grupo fez sua primeira apresentação fora do estado, em Chapecó, Santa Catarina.

Simone Elisa Weber é uma das integrantes mais antigas. Começou em 1999, quando tinha seis anos, por incentivo familiar. Ao longo dos 14 anos em que está no grupo, presenciou toda sua evolução. Lembra das dificuldades iniciais para ensaiar e conseguir trajes.

Ressalta o fato da dança manter viva a cultura alemã, além de proporcionar aos participantes uma prática saudável e de aprendizado ao possibilitar viagens para cidades de todo o estado e até fora dele.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...