Festa da Erva-Mate: Dada a largada para a 6ª Turismate

Autoridades, imprensa e a comunidade regional prestigiaram, na noite de quarta-feira, dia 16, o lançamento oficial da 6ª Turismate – A Festa da Erva-Mate, que ocorre de 14 a 17 de novembro, no Parque do Ibama. A festa foi criada com a finalidade de congregar o setor ervateiro da região com o turismo, pois se entende que ambos promovem geração de emprego e renda e contribuem para o desenvolvimento econômico regional. Ao promover o evento, os organizadores têm como objetivo incentivar a cadeia produtiva da erva-mate, contribuir com o fortalecimento das empresas locais e dos agricultores, fortificar as raízes culturais e históricas, além de fomentar o turismo. Visam, ainda, proporcionar oportunidade de negócios, lazer e entretenimento para a comunidade.

A presidente da Turismate, Ariana Maia Cittolin, apresentou a estrutura da festa, bem como o mapa do evento com os locais que serão destinados para a feira, lonão de shows com mil metros quadrados de tablado, em caso de mau tempo, além dos espaços para a praça de alimentação, oficina de gastronomia do Espaço Gourmet da Erva-Mate, e Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate. “A Turismate fala do turismo e da erva-mate, que por meio do chimarrão acolhe, aconchega, nos une”, comenta. A presidente falou, ainda, das atrações que fazem parte da programação, com destaque para o lançamento do livro de receitas com erva-mate – 365 dias com Erva-Mate, shows, Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, entre outros.

O prefeito e presidente de honra da Turismate, Olmir Rossi, disse ser uma alegria participar dos 50 anos de Ilópolis, realizando a festa. Lembrou, em 2003, quando idealizou a Turismate. “Era um ano de crise, e realizamos e ela foi um divisor de águas. É Ilópolis antes e depois da Turismate, conseguirmos unir o comércio, os produtores, e a comunidade de forma geral. É um orgulho chegarmos à sexta edição com um evento consolidado e forte, que valoriza o turismo e a erva-mate. Contamos com toda a região nos quatro dias de evento e está dada a largada para a Turismate 2013”.

Programação

Dia 14 de novembro, quinta-feira: Às 8h – Abertura do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, no CTG Querência do Mate; às 16h – Abertura da visitação à feira; às 17h – Apresentação da Banda Marcial de Ilópolis; às 18h – Show com Jonas e Lucas; às 19h30min – Cerimônia de Abertura Oficial da 6ª Turismate – A Festa da Erva-Mate, integração entre Brasil e Argentina; às 20h30min – Lançamento do Livro de Receitas – 365 Dias com Erva-Mate; às 22h – Encerramento da visitação à feira, show com a banda Alma Nova.

Dia 15 de novembro, sexta-feira: Às 9h – continuação do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, no CTG Querência do Mate; às 10h – Abertura da Feira, oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 11h – Recepção de grupos de excursões para visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate (agendamento antecipado no Centro de Informações Turisticas – 3774-1537); às 11h15min – Palestra: Linhas de Crédito para o setor ervateiro; às 12h – almoço e tarde no erval com o tema: Estações de Conhecimento Técnicos Sobre Erva-Mate (inscrições antecipadas 3774-1298); às 13h30min – Grupo de Flautas O Som da Arte; às 14h – Baile da Terceira Idade com a banda Explosão do Baile; às 16h – Projeto Cultural Circuito da Cidadania II – apresentação da Orquestra Municipal de Travesseiro; às 17h – Apresentação da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz; às 17h30min – Show com Aurelio Moraes; às 19h – Apresentação das Invernadas Artísticas do CTG Querência do Mate; às 20h – Show com Tchê Guri; às 22h – encerramento da feira, DJ Edinho – eletrofunk.

Dia 16 de novembro, sábado: Às 9h – Reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), na Emafa; às 9h30min – continuação do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, no CTG Querência do Mate; às 10h – abertura da feira; às 13h30min – Apresentação do grupo de Ballet e Jazz Corpo e Movimento; às 14h – Oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 14h30min – Toyotaço; às 15h – Apresentação do grupo Espaço da Arte; às 16h – Oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 19h30min – Show com o grupo Coração Gaúcho; às 21h30min – Show com o grupo Essência do Forró; às 22h – encerramento da feira.

Dia 17 de novembro, domingo: Às 10h – Abertura da feira, Chimarreando com a Cultura na Turismate – A maior Roda de Chimarrão; às 10h30min – Oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 13h30min – show com a Banda Gandaia; às 14h – Oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 15h – Show com Danúbio Azul; às 16h – Oficina de gastronomia – Espaço Gourmet da Erva-Mate; às 17h – Show com Rogério Magrão e Banda; às 19h – encerramento da feira; às 19h30min – Show nacional com Trio Bavana.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...