Fazenda Vilanova faz parceria com Sebrae para fortalecer microempresas

O município vai tirar do papel a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em 2009. É o sexto município do Vale do Taquari a fazer parceria com o Sebrae para implementar a norma, que prevê maior participação dos pequenos negócios nas compras governamentais. O acordo foi fechado no início de fevereiro.

“Com a lei valendo, o microempreendedor poderá participar das licitações exclusivas para micro e pequenas empresas. Os iguais vão competir entre iguais”, informa o gestor de projetos do Sebrae, Alexandre Schmitt.

O Sebrae destaca como ponto forte da economia de Fazenda Vilanova o terceiro setor, que é o comércio. É forte e diversificado porque cresce margeando a BR-386. Padaria, postos e lojas estão perfilados à rodovia federal.

Quando a Administração tiver implementado a lei, donos de pequenos negócios locais poderão vender à prefeitura. É uma forma de fortalecer a região. “Ninguém compra mais do que a própria prefeitura. O Sebrae faz com que, dentro da lei, os gestores se beneficiem e busquem comprar de suas próprias empresas”, explica Schmitt.

A prefeitura deve tornar os processos de liberação de alvarás mais ágeis. A implementação da lei é também a desburocratização do serviço.

“O Sebrae irá auxiliar a Prefeitura a colocar em prática a lei e preparar nossas empresas. Temos muitos setores comerciais dentro da cidade que podem participar da negociação”, informa o prefeito Pedro Antonio Dornelles.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...