Fazenda Vilanova assina termo para construção de açudes

A Administração Municipal e o governo do Estado assinaram, recentemente, termo de cooperação do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. A iniciativa, de acordo com o prefeito Pedro Dornelles, viabilizará a construção de sete viveiros para piscicultura e dois microaçudes destinados à irrigação e a hidratação animal. Por meio da parceria, o governo estadual disponibiliza o maquinário, e o município combustível e operador para a realização das obras.

O diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos de Água (Dinfra), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Vilmar Galvão, esteve em Fazenda Vilanova, acompanhado do coordenador regional da pasta, Rudimar Muller. Galvão destacou que a intenção é levar aos municípios políticas voltadas à agricultura familiar, segmento que hoje representa mais de 50% da população gaúcha.

Para o chefe do Executivo, a parceria irá fortalecer o setor primário em Fazenda Vilanova. Apesar de ser pequenas obras, enfatiza Dornelles, o resultado para os agricultores será representativo. “Com a participação dos técnicos da Emater/RS-Ascar, do Estado e do município será possível executar projetos para incrementar e diversificar as propriedades.”

O secretário municipal de Agricultura, Marcos Lerner, destacou a agilidade para a concretização dos projetos e a cedência de maquinário por parte do governo, além de apoio da Emater.

Outra obras

Além das obras para incrementar a piscicultura, o prefeito citou outros investimentos que irão contemplar moradores da cidade e do interior do município.   Estão sendo pavimentadas a Avenida Rio Grande do Sul, a principal de Fazenda Vilanova, e outras quatros vias. O Parque Municipal também contará com uma nova academia ao ar livre e uma quadra coberta será construída na região central. Na localidade de Santana, a prefeitura irá construir um escola de turno integral.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...