Família será a primeira a ter tecnologia Dark House em Capitão

Com os novos padrões exigidos pelas empresas da área avícola, o produtor Juarez Fachini e sua família, que já atuam na criação de frangos de corte desde 2005, serão os primeiros do município a investir na construção de um aviário Dark House.

O grande investimento requer uma aplicação que ultrapassará o valor de R$ 500 mil reais. Contudo, a construção contará com estrutura moderna e automatizada, facilitando o manejo e a criação dos frangos de corte.

A Tecnologia Dark House permite a condução de lotes com luminosidade controlada, permitindo uma maior densidade de aves por metro quadrado de galpão, mantendo as aves mais calmas, proporcionando um ambiente de conforto para as aves. Num ambiente controlado do início ao final do lote, permite uma menor conversão alimentar, trazendo com tudo isso um melhor resultado e retorno financeiro à empresa e produtores. A maioria destes benefícios está relacionada com o menor gasto de energia para a manutenção nas aves criadas no Dark House, disponibilizando esta energia para crescimento.

O aviário de estrutura metálica será o primeiro a ser implantado em Capitão e com 152 x 16 metros terá capacidade para alojar 44 mil frangos.

A Secretaria da Agricultura juntamente com a Secretaria de Obras apoia o investimento do produtor com horas de serviço de retroescavadeira para realização da terraplanagem bem como na intermediação para licenças ambientais entre outras documentações.

Segundo o secretário da Agricultura, Valmir Morschheiser, este é um investimento que demonstra coragem e que o produtor acredita no desenvolvimento da pequena propriedade. A família de Juarez Fachini é exemplo real de que os produtores ainda não perderam a credibilidade no meio rural, onde a família se une desde pais e filhos pensando sempre no bem estar e mão de obra própria. Sendo essa, uma forma de evitar o êxodo rural, demonstrando que hoje o jovem ficando na propriedade ganha financeiramente muito mais do que um emprego na cidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...