Expovale será vitrine para produtos de 50 agroindústrias familiares da região

Um dos pavilhões mais prestigiados da Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale sempre é o das agroindústrias familiares. É onde o autêntico aroma e sabor dos produtos da colônia se espalha e impulsiona os milhares de visitantes às compras. A 21ª edição da Expovale terá a presença de 50 agroindústrias familiares, as quais estarão concentradas no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante. A definição dos participantes ocorre nos próximos dias, baseado nas inscrições encaminhadas junto aos sindicatos de trabalhadores rurais da região. O espaço é subsidiado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado (SDR), através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), o qual define os critérios de escolha.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria, José Alexandre da Silva Rodrigues, o objetivo é fortalecer o comércio local. Neste sentido, tem prioridade as agroindústrias familiares de Lajeado, seguido pelas demais do Vale do Taquari e só então de fora, caso ainda haja espaços disponíveis. “A feira é uma vitrine e é importante que o consumidor tenha acesso próximo e facilitado àquelas que aprovou e queira adquirir novamente”, explica Rodrigues. Aspectos como produtos diferenciados, orgânicos e fazer a rotação oportunizando que novas agroindústrias possam expor também são levados em conta.

As feiras são uma grande oportunidade para as agroindústrias familiares, servindo de incentivo e oportunizando novas alternativas para quem vive no meio rural. As atividades costumam envolver toda a família, mas conforme levantamento da SDR, 60% das pessoas que trabalham hoje no setor no Estado são mulheres e jovens. “As mulheres têm um potencial enorme nas tarefas que envolvem a produção dos alimentos”, afirma o diretor da SDR. Ele acrescenta o benefício da valorização, somado ao empreendedorismo e agregação de valor proporcionados pela produção das agroindústrias familiares.

A organização do Pavilhão 4 está a cargo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG) e sindicatos rurais, além da Emater, conveniada da SDR que atua junto às agroindústrias no suporte à produção e assistência técnica. A Expovale 2018 ocorre de 09 a 18 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado, e é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. O patrocínio é de Sicredi Integração RS/MG, Fruki Guaraná, Florestal Alimentos, Imec Supermercados, Farmácias São João, Atlas, Certel e Banrisul, com o apoio da Equipe Josiani Luz e Unimed VTRP. Mais informações podem ser obtidas no site www.expovale.org.br.

 

Fonte Imprensa Expovale 2018

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...