Expovale e Ocergs apresentam espaço coletivo para 11 cooperativas da região

O mundo cooperativo do Vale do Taquari e Rio Pardo dentro da 21ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari – Expovale 2018. Essa foi a proposta apresentada a 11 cooperativas da região durante reunião realizada nesta sexta-feira (13) no Parque do Imigrante e coordenada pelo presidente da feira, Valmor Scapini, e pelo gerente de promoção social da Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), José Zigomar. A partir da parceria firmada ainda no início do ano, a entidade subsidiará um espaço coletivo de aproximadamente 525 metros quadrados para que as instituições se relacionem com associados, colaboradores e comunidade no decorrer do evento.

De acordo com Zigomar, a experiência de unificar as cooperativas em festas e feiras já completa 10 anos e tem como objetivo aglutinar em um único espaço todas as potencialidades dos setores de agro, crédito, infraestrutura, transportes e educação, mostrando que o trabalho conjunto fortalece ainda mais o sistema. Para ele, as organizações estão tão focadas em seus negócios que acabam sendo reconhecidas por suas atividades individuais, enquanto o ideal seria que fossem lembradas por sua atuação em grupo. “Esse tipo de oportunidade é o que a gente precisa para nos mostrar juntos, principalmente para que se perceba que essas forças unificadas são muito fortes. Ao enxergarmos todos juntos, a gente vai perceber como é uma fortaleza o cooperativismo dos Vales”.

Ao afirmar que a Ocergs aceitou viabilizar o espaço como forma de reconhecer a representatividade do cooperativismo na região, Zigomar explicou que a entidade irá estruturar o local, cujo propósito maior serão as relações institucionais. Com a infraestrutura física paga integralmente pelo sistema, caberá a cada cooperativa o custo operacional. Os espaços terão layout e identidade padronizados, mas cada um terá total liberdade para desenvolver ações voltadas para seu público de interesse, divulgando suas atividades de cunho econômico ou social. Além disso, haverá nesse mesmo local um auditório para realização de atividades técnicas, as quais serão mediadas pela Ocergs, mas planejadas em conjunto, mantendo o espaço vivo e atrativo constantemente.

Scapini enalteceu a relevância dessa parceria para ambas as partes: “A Expovale é uma plataforma para dizer quem somos e o que representamos”. Lembrando que a feira atende a todos os setores da economia, como comércio, indústria, veículos, máquinas e equipamentos, ele comemorou que esta edição também confirmará a união das cooperativas e seus benefícios para toda a comunidade. “Que não seja apenas uma exposição. Que seja um momento de fazer negociação e troca de conhecimento. Que nós tenhamos aqui informações e inovações”, desejou.

Os representantes das cooperativas Certaja, Certel, Cooperval, Cosuel, Languiru, Sicoob, Sicredi VT, Unicred VTRPP, Unimed VTRP, Uniodonto VTRP e Valelog puderam ainda esclarecer dúvidas e já apresentar sugestões para a dinâmica de funcionamento do espaço, além de visitar o local onde será erguida a estrutura dentro do Parque do Imigrante. Eles terão até a próxima quarta-feira (18) para confirmar sua participação, pois uma próxima reunião está a agendada para o dia 1º de agosto, na Acil, quando serão definidas as atividades e a organização do ambiente.

A Expovale 2018 ocorre de 09 a 18 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado e tem o patrocínio de Sicredi Vale do Taquari, Fruki Guaraná, Florestal Alimentos, Imec Supermercados, Farmácias São João, Atlas e Certel, com o apoio da Equipe Josiani Luz e Unimed VTRP.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...