Experiência da Fraise – Paixão por Morangos abre Semana do Empreendedorismo

Evento se estenderá até sexta-feira, com diversificada programação

Com foco no empreendedorismo rural foi aberta, na noite de segunda-feira (06.11), a 4ª Semana do Empreendedorismo de Estrela. A experiência da Fraise – Paixão por Morangos, abriu a programação de palestras, com os proprietários Márcia Kartsch e Luis Pianta. Primeira fazenda de morangos certificada no país, a Fraise localiza-se em Novo Paraíso, onde 110 mil mudas da fruta são cultivadas em bancadas, numa área coberta de 10 mil metros quadrados. Os proprietários falaram sobre suas experiências e a condução do negócio, que segundo eles está baseada no tripé “pessoas, processo e produto”. “Na nossa visão, deve girar em torno disso”, frisaram.
Durante a palestra eles enfatizaram a importância das pessoas em todo o processo – o que envolve os colaboradores, fornecedores e consumidores – e destacaram características que, no seu entender, o empreendedor deve ter: fé e otimismo, autoconfiança, coragem de assumir riscos e tomar decisões, desejo de protagonismo, resiliência e persistência e pensamento positivo. Outro aspecto destacado por eles diz respeito à sustentabilidade. “Não vemos um negócio crescendo que não seja ambientalmente correto”, ressaltaram.

A Semana do Empreendedorismo é uma promoção da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), através da Sala de Apoio às Empresas, em parceria com a Faculdade La Salle, Câmara de Vereadores, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Sebrae e Sincovat. Programação, que se estende até o dia 11, envolve atividades diversas: oficinas, palestras, visitas técnicas, rodas de conversa e apresentações culturais. Todas são voltadas a estudantes, empresários e demais pessoas da comunidade, num estímulo ao desenvolvimento comercial e rural do município.
A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler; presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Pedro Antônio Barth; do responsável pelo Centro de Empreendedorismo do Vale, Marciano Bruch; da vice-presidente do Sincovat, Cíntia Fortes, e do gerente regional do Sebrae, Clóvis Glesse. “Nossa expectativa em relação ao futuro da economia do nosso município é muito boa. Aqui existem investidores e trabalho sério, principalmente de nossas instituições. Buscamos parcerias regionais visando o coletivo e isto é importante para o crescimento de Estrela e do Vale do Taquari”, afirmou Griebeler.

Confira a programação

08/11 – Reunião técnica pelo Sincovat – (20h; La Salle)
09/11 – Qualidade no recebimento/processamento de leite pelo Sebrae – (9h; Câmara Vereadores de Estrela)
09/11 – 1ª Oficina Futura /por Douglas Goetze – Assessor Comercial Icatu Seguros/Sicredi – (14h; Salão de festas da Cacis)
09/11 – Cases de sucesso /Depoimentos diversos de palestrantes/participantes – (19h30min; Câmara Vereadores de Estrela)
10/11 – 2ª Oficina Futura – Sicredi / por Douglas Goetze – Assessor Comercial Icatu Seguros /Sicredi – (14h; Cacis)
11/11 – Visita técnica à Fraise / (8h; Fraise, em Novo Paraíso)

 

Fonte Departamento de Comunicação e Marketing da Prefeitura Municipal de Estrela

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...