Executivo de Lajeado recebe manifesto de empresários do município e região

O prefeito Luis Fernando Schmidt, acompanhado do vice Vilsinho Jacques, secretários e presidentes de partidos aliados, recebeu manifesto da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), na tarde desta terça-feira, dia 24. No documento, empresários do município e região demonstram preocupação com o atual momento político e financeiro do país – que dá sinais de recuperação, a partir da divulgação, no início desta semana, a classificação de risco pela agência Standard & Poor’s (S&P).

O manifesto foi entregue pelo presidente da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Lajeado, Daniel Dullius. O presidente da CIC-VT, Ito Lanius explicou demonstrar o sentimento do empresariado, preocupado especialmente com a inflação, a elevação de juros, a restrição de créditos, projeções da balança comercial, alta do dólar e crescimento da taxa de desemprego, entre outros. Além de chamar atenção dos governantes, a entidade conclama a sociedade para “enfrentar as dificuldades com responsabilidade, equilíbrio e muita fé na superação”.

Para Schmidt, o país evoluiu muito. “Vivemos um momento ímpar da democracia.” Lembrou que as instituições estão fortalecidas, especialmente a Polícia Federal, que investiga a corrupção em todas as instâncias, seja no poder público ou na iniciativa privada. “A Polícia Federal nunca agiu como agora. O Ministério Público e o Judiciário da mesma forma.”

Além do documento entregue pela CIC-VT, no encontro também foi lido notícia sobre avaliação de risco do país, divulgado pela S&P. A agência manteve a nota do Brasil, destacando aos investidores um momento de estabilidade econômica e de recuperação da credibilidade política, “abrindo caminho para uma perspectiva de crescimento mais forte no próximo ano e depois.” O prefeito de Lajeado destacou, ainda, o desenvolvimento da região, atravessando o momento de crise com pleno emprego, distribuição de renda, habitação para 448 famílias de baixa renda e aperfeiçoamento profissional por meio da escola técnica. “É isso que estamos construindo aqui, neste momento”, disse, destacando a iniciativa do grupo de empresários.

Além de Lanius e Dullius, também participaram do encontro Walter Schwingel, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); Valdir Appelt, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Vale do Taquari (Sirecom VT), e Antônio Juarez Silva, gerente da Acil.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...