Evento voltado para estudantes abordou o empreendedorismo e mercado de trabalho

Público mais de 100 estudantes participaram do evento

Programa Evoluir

Lajeado – Durante toda a manhã desta quarta-feira (19), as turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco participaram da segunda edição do evento “#Eu e o Mercado de Trabalho” realizado pelo Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir. O workshop tem como objetivo mostrar e evidenciar aos jovens comportamentos e atitudes que são esperados pelo mercado de trabalho e também capacitá-los sobre o perfil empreendedor que pode levá-los a novos horizontes de atuação.

A programação iniciou com a palestra “Marketing Pessoal” desenvolvida pela consultora do Senac Lajeado, Danieli Flores Cardoso. Emitir a carteira de trabalho ao completar 16 anos, apresentar um currículo bem elaborado e dicas para a entrevista de emprego foram alguns tópicos abordados pela profissional.

Em seguida, a consultora técnica do Sebrae VTRP, Letícia Borges, falou sobre “Empreendedorismo”. A palestra destacou as características do comportamento empreendedor, tanto no cenário externo como dentro das organizações.

Sonho

O empresário, Adriano Alberton, sócio-proprietário do Restaurante Tombado, abordou o tema “Ousadia e trabalho: fatores essenciais para o empreendedorismo de sucesso”. Alberton contou aos estudantes que iniciou suas atividades no mercado de trabalho aos 13 anos e que se dedicou muito para realizar o sonho de ser proprietário de um estabelecimento gastronômico. O palestrante narrou a trajetória do estabelecimento que atualmente é muito conhecido na cidade e regionalmente pela diversidade no cardápio. O empresário revelou que o segredo do sucesso é atender cada cliente como se fosse o único. “Não se deve só atender bem quando a casa está cheia. A pessoa que foi bem atendida vai voltar”, ressaltou.

O empresário contou como surgiu o nome Tombado, que hoje é marca registrada e compreende o restaurante, pub, casa de comida oriental e local para eventos.

Finalizando, Alberton incentivou os adolescentes a não terem medo do mercado de trabalho e que iniciar como empregado ou estagiário é normal. “Todos podem ser proprietários de um estabelecimento. Se vocês possuem esse sonho, nunca desistam! O segredo é atender todo mundo bem!”

Adversidades

A programação foi encerrada com a palestra do empresário Márcio Dal Cin, proprietário da Chef Leon Pizzaria Delivery, que abordou o tema “Transformando adversidades em negócios”. Em 1991, junto com a família, Dal Cin deixou o município de Guataparema, em Santa Catarina, para morar em Lajeado. Aqui, teve a oportunidade de trabalhar em diversas empresas. Aos 33 anos, foi vítima de acidente de trânsito em que ficou tetraplégico. Iniciava-se ali um novo desafio, recomeçar a dar sentido para a vida, aceitando que necessitaria de uma cadeira de rodas e dependeria de pessoas para fazer atividades importantes do dia-a-dia. “Procurei me tornar útil e ser um exemplo para a minha filha que está crescendo”, detalhou.

Em 2014, surgiu a oportunidade de comprar a pizzaria. “Comprei a pizzaria sem entrar nela. O espaço não tinha acessibilidade,” relatou. O empresário contou que, no primeiro dia, vendeu seis pizzas e no final do dia teve que desembolsar dinheiro para pagar os funcionários. Dal Cin, aos poucos, foi mudando a empresa, deixando-a com as suas características. Adaptou o ambiente de acordo com as suas limitações, criou um sistema para atender melhor os clientes e, recentemente, mudou-se para um prédio maior. “A solução está ao lado do problema. Não há crescimento sem haver mudança. Não há mudança sem ter atitude”, enfatizou.

Simplicidade

Sobre simplicidade e dar valor a família e a cada conquista, o palestrante falou com sinceridade. “Antes do meu acidente, eu queria usar um tênis da moda, usar uma roupa legal e ter um carro bom. Mas do que adianta ter um tênis da moda, se não posso sentir o conforto dele? Do que adianta usar roupas legais, se nem sei o que representa? Do que adianta ter um carro bom, se não posso dirigir? Estar com a família e amigos, estar com quem se ama, isso é o importante. Valorize quem está ao seu lado”, aconselhou. Dal Cin encerrou sua participação falando sobre o sucesso. “Muitas pessoas entendem que sucesso é ter uma conta bancária cheia. Sucesso é diferente. Sucesso é ter um negócio que deu certo, fornecedores que te respeitam, colaboradores que amam o que fazem”, finalizou, enfatizando que a “felicidade está nas coisas simples”.

Programa

O Evoluir foi criado em 2011. Conta com a participação de lideranças de entidades empresariais, de trabalhadores, comunitárias e instituições do sistema “S”. O programa objetiva ser um fórum de debate de ideias e implemento de ações que levem a maior capacitação profissional, atenda às necessidades de todas as organizações produtivas e aumente a competitividade do Vale do Taquar

Fonte Priscila Rodrigues- Assessoria de Imprensa ACIL

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...