Evento voltado para estudantes aborda o empreendedorismo e mercado de trabalho

Durante toda a manhã da quinta-feira, dia 5, as turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Presidente Castelo Branco participaram do evento “#Eu e o Mercado de Trabalho” realizado pelo Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir. Para o vice-presidente de Relações com o Mercado da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Daniel Kappler, “o Programa Evoluir se reinventa a partir desta nova proposta de capacitação. A união de lideranças de várias entidades, engajadas nesta nova ideia de levar conhecimento prático às escolas, proporcionou a criação de um projeto que poderá crescer e trazer uma nova visão de empreendedorismo aos alunos do Vale do Taquari”.

A programação iniciou com a palestra “Marketing Pessoal” desenvolvida pela consultora técnica do Senac Lajeado Carina Rampanelli. Emitir a carteira de trabalho ao completar 16 anos, apresentar um currículo bem elaborado e dicas para a entrevista de emprego foram alguns tópicos abordados pela profissional. “É através de atitudes, relacionamento, postura, comprometimento e vestimentas que fazemos o nosso marketing pessoal, e é no primeiro emprego que isso acontece,” afirmou.

“Empreendedor é aquele que enxerga diferente”, ressaltou Ana Maria Gaspar, consultora técnica do Sebrae VTRP, em sua fala sobre “Empreendedorismo”. A palestra destacou as características do comportamento empreendedor, tanto no cenário externo como dentro das organizações.

A programação foi encerrada com a palestra conjunta dos empresários Rogério Wink e Tony Ademo. Os palestrantes falaram sobre suas histórias empreendedoras e incentivaram os jovens a ter criatividade e começar o seu negócio. “Se você for um bom profissional, sempre terá espaço para você no mercado de trabalho,” afirmou Ademo. E enfatizou – “em tudo o que fizer, procure fazer sempre o seu melhor!”

O Evoluir foi criado em 2011 por iniciativa da Acil. Conta com a participação de lideranças de entidades empresariais, de trabalhadores, comunitárias e instituições do sistema “S”. O programa objetiva ser um fórum de debate de ideias e implemento de ações que levem a maior capacitação profissional que atenda às necessidades de todas as organizações produtivas e aumentar a competitividade do Vale do Taquari.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...