Evento sobre biossegurança na Copa será em Lajeado, em junho

O setor de suínos do Rio Grande do Sul, liderado pelo Conselho Técnico Operacional de Suinocultura do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), pelo Comitê Estadual de Sanidade Suína e pela Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari, informam que o Encontro Técnico sobre Diarreia Suína Epidêmica será realizado no dia 5 de junho, em Lajeado. O workshop, que vem sendo chamado informalmente de “Biossegurança na Copa”, pretende levar ao corpo técnico de indústrias, cooperativas e produtores em geral informações sobre cuidados sanitários com o aumento de estrangeiros no país na época do mundial.

O encontro tinha outra data e local, mas como havia iniciativas em Lajeado e Carazinho, os dirigentes decidiram unificar os trabalhos para melhorar a padronização das informações ao setor. O workshop ocorre na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), das 13h30min às 17h30min e vai contar com a presença de especialistas em biossegurança na produção e industrialização de suínos.

A maior preocupação, conforme o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, é com o avanço da PEDv, sigla em inglês para diarreia suína epidêmica (Porcine Epidemic Diarrhea Virus), que já teria provocado a morte de mais de sete milhões de leitões nos Estados Unidos. A enfermidade já foi confirmada no Peru, na Colômbia e no Japão, registrando suspeitas no Canadá e no México. O encontro vai contar com a apresentação de especialistas em biossegurança. “Queremos esclarecer que, com o aumento de circulação de estrangeiros no país, o produtor e a indústria precisam estar preparados, restringindo ao máximo as visitas às granjas e plantas e tomando todos os cuidados com a produção”, informa Kerber. Conforme a Embratur, durante o período da Copa, são esperados mais de 500 mil turistas de diversos países.

O encontro técnico “Biossegurança na Copa” conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul (Seapa), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips) e Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).

Programação do encontro técnico

13h:30min – 13h:45min
Abertura: Razões do encontro
Coordenador e presidentes: COMITÊ, CTOS e AMVET

13h:45min – 14h:30min
Tema: Recomendações de biossegurança para evitar a PEDv
Palestrante: Me. Nelson Morés, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Coordenador: Diretor Presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari, FFA – Méd. Vet. Germano Musskopf.

14h:35min – 15h:20min
Tema: O maior desafio para os produtores de suínos
Palestrante: Dr. Mario Sergio Assayag, gerente de Sanidade Animal da JBS
Coordenador: Presidente Comitê Estadual Sanidade Suína, Méd. Vet. Marcio da Silva Lobo

Intervalo: 15h:20min – 15h:40min

15h:40min – 16h:25min
Tema: Relato da Situação da PEDv nos Estados Unidos
Palestrante: Méd. Vet. Luciano Brandalise – Sanitarista da BRF
Coordenador: Presidente Conselho Técnico Operacional Suinocultura do Fundesa, Méd. Vet. Antonio Augusto Medeiros

16h:30min – 17h:30min
Perguntas e encaminhamentos

Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Rua Silva Jardim, nº 96 – Centro – Lajeado.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...