Evento em Imigrante aborda saúde do homem trabalhador rural

A Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria da Saúde de Imigrante, realizou na última sexta-feira, dia 28 de novembro, no Galpão do Lumi, o Dia da Saúde do Homem Trabalhador Rural. Na ocasião, mais de 90 pessoas estiveram reunidas para prestigiar palestras com os temas “Saúde e felicidade”, ministrada pelo terapeuta ortomolecular, Ari Vieira Marques, e “Como evitar lesões por serviços pesados”, com o professor de Educação Física, Rudiard Dörr Wogt. Além dos paineis houve sorteio de brindes e lanche para a confraternização dos presentes.

O objetivo da atividade, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Nair Kunzler Massotti, foi o de oportunizar ao homem do campo um espaço para a aquisição de informações sobre a saúde, conscientizando-os para a importância da prevenção de doenças. Já para o presidente do STR local Luciano Carminatti, muitas vezes o foco das ações do Novembro Azul envolve os problemas de próstata. “Sendo que o agricultor deve também se preocupar com o excesso de exposição ao sol e o uso de agrotóxicos, entre outros”, ressalta.

O aposentado Adelino Antônio Rottoli (76), da localidade de Daltro Filho, garante que o segredo para a boa saúde é a felicidade. “E uma boa taça de vinho, diariamente, daquele que eu mesmo produzo”, sorri. Outro ponto importante, afirma, é se sentir ocupado. Na propriedade onde mora com a esposa, produz de tudo um pouco para a subsistência. Mesmo tomando, diariamente, medicamentos para o controle dos quadros de hipertensão e de problemas do coração, seu Adelino garante ter ótima saúde. “Joguei futebol até os 65 anos, pra você ter uma ideia”, observa.

Outro aposentado, Ivo Caio (72), também de Daltro Filho, corrobora a afirmação de Adelino, sobre a importância de se manter ocupado. “Se ocorrem três ou quatro dias de chuva seguidos, já começo a ficar angustiado em ficar dentro de casa”, ressalta Ivo, que ocupa seus dias com a produção de ovelhas e de bovinos de corte para o consumo da família. Mesmo tendo realizado uma cirurgia envolvendo um problema de próstata, o agricultor se orgulha ao afirmar que a pressão arterial se manteve em doze por oito durante toda a vida. “Nunca engordei e cuido pra não exagerar na bebida, o que ajuda a manter a saúde em dia”, diz.

Para o prefeito em exercício Charles Porsche, não há idade para que os homens deem importância para a boa saúde. “Além de uma alimentação balanceada, sem excesso de álcool ou de fumo, é importante participar da vida em comunidade, se sentir útil e conviver bem com os vizinhos e com os amigos”, enfatizou. Por ocasião do Dia do Homem – celebrado em 19 de novembro – Porsche recebeu uma homenagem da equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...