Evento da suinocultura gaúcha supera expectativas e repete sucesso

Em torno de 700 pessoas prestigiaram, na manhã da última sexta-feira, dia 9, a 39ª edição do Dia Estadual do Porco, realizada na Sociedade de Assistência Social e Cultural (Sascpa), em Poço das Antas (RS). O evento contou com suinocultores de todo o Estado gaúcho, muitos oriundos de cidades distantes da anfitriã Poço das Antas, como a caravana de Três Passos. “Foram seis horas de viagem, mas chegamos bem”, lembrou Elemar Hein, produtor e membro da Diretoria da Associação de Suinocultores de Três Passos.

A recepção do público ocorreu com o tradicional café da manhã e, em seguida, a solenidade de abertura oficial. Entre as autoridades, estiveram presentes o Superintendente Federal de Agricultura no Estado, Francisco Natal Signor, também representando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade; o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha; o presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, deputado Federal Vilson Covatti, também representando a Câmara dos Deputados; o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Estadual Edson Brum; e o deputado Estadual Alexandre Postal, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes os deputados Federal Jerônimo Goergen e Estadual Heitor Schuch; o diretor da Cooperativa Ouro do Sul, Valmor Jensen, representando o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado (Sips); o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber; e o secretário adjunto da Secretaria Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), Cláudio Fioreze.

O Coordenador Local do 39º Dia Estadual do Porco, Ricardo Cord, deu as boas-vindas ao público. “Estamos felizes em recepcionar pessoas que se envolvem em uma das cadeias produtivas mais importantes do Estado, que é a suinocultura”, destacou.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador, também ressaltou a importância socioeconômica da atividade no Estado. “Observamos isto, a cada ano, neste acontecimento”, frisou Folador, fazendo referência ao excelente número de participantes, assim como o de autoridades, que a cada edição prestigiam o maior evento da suinocultura gaúcha.

Folador também falou sobre a rentabilidade ao suinocultor. “O nosso trabalho, da ‘porteira para dentro’, nós estamos fazendo. Agora, é necessário que o suinocultor tenha lucro com sua atividade. Este é o grande desafio da suinocultura hoje”, disse.

Para o representante da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Alexandre Postal, a carne suína deveria ser consumida em maior quantidade pelo brasileiro. A média de consumo é de 15 quilos per capita ao ano. “A carne suína é uma carne saudável”, enfatizou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, deputado Federal Vilson Covatti, lembrou das crises enfrentadas pela suinoculturas nos últimos dois anos. “Com isso, criou-se a Frente Parlamentar, que busca reunir forças para apoiar o suinocultor no Congresso Nacional”, disse. Covatti fez menção, entre outros, ao trabalho que está sendo realizado quanto a inclusão da suinocultura aos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos, investimento no Programa Nacional de Sanidade Suídea, e apoio à aprovação aos projetos de Integração.

Representando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, o superintendente Federal de Agricultura no Estado, Francisco Natal Signor, garantiu apoio a suinocultura, assim como o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.

Momento técnico

Os produtores gaúchos participaram de duas palestras durante a programação do 39º Dia Estadual do Porco. A primeira, ministrada pelo supervisor de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, médico-veterinário Nevton Hector Brun, que abordou o tema “Biossegurança na granja: Como utilizar conceitos e práticas para proteger sua granja”. A segunda palestra do dia veio com o assessor de política ambiental da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), engenheiro ambiental Alexandre Scheifler, que abordou o tema “O novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural e as suas influências nas propriedades rurais”.

Já o encerramento aconteceu com um almoço à base de carne suína, servido no Ginásio Municipal.

O Dia Estadual do Porco é uma promoção da Acsurs e, em 2013, teve na organização a Prefeitura de Poço das Antas e Emater/RS-Ascar, apoio da Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e contou com o patrocínio de Cooperativa Languiru, Agroceres PIC, Fetag/RS, Certel e Sicredi.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...