Estrela proteja entregar 90 cargas de calcário até fim de março

A Secretaria da Agricultura de Estrela (Smag) estima entregar até fim de março 90 cargas de calcário aos produtores rurais do município. O prazo para a encomenda do mineral está aberto desde janeiro e segue até março. Quanto antes as solicitações chegarem a secretaria, melhor para a agilização da distribuição. “Procuramos fazer com que o produtor entenda a necessidade de adquirir o calcário mais cedo a fim de programar a busca”, diz o secretário da Agricultura, José Adão Braun.

O calcário é um mineral importante porque visa corrigir a acidez do solo para que a terra fique mais produtiva e absorva melhor os fertilizantes. Para fazer a encomenda, o produtor precisa ir até a Secretária de Agricultura e levar a análise do solo.

Análise do solo

Estrela fornece o transporte do produto aos produtores e os indeniza com mais meia carga do mineral se o produtor concordar em fazer análise do solo. Ele deve coletar a mostra de terra na sua propriedade rural e levar até a Smag, que encaminha para laboratório na Unisc. “Baseado na recomendação do laboratório se faz a orientação da quantidade de mineral que se precisa colocar na terra.” Segundo Braun, os criadores de leite são os que mais precisam de mais calcário por causa da lavoura de milho. Informações para encomendas de calcário pelo telefone 3981 1056.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...