Estrela encaminha convênio para asfaltamento da ERS-129

O primeiro trecho da ligação asfáltica entre Estrela e Bom Retiro do Sul está em análise no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS). Trajeto que liga o fim da Rua Julio de Castilhos, no Centro, até a entrada de Linha Delfina, depende de um convênio com Estado. A assinatura deve ocorrer até o fim do mês de abril.

Projetada para ser um corredor de produção e turismo entre os dois municípios, a pavimentação da ERS-129 é um pleito da comunidade há pelo menos 20 anos. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, diz que o município tenta provar que pode ser parceiro do Estado na obra. O projeto de lei votado na Câmara de Vereadores dá o sinal verde ao investimento.

A contrapartida será de R$ 809 mil. “Já o governo entra com R$ 2,9 milhões. Estamos concluindo a documentação e aguardando uma resposta do Daer”, explica Mallmann. De acordo com o chefe do Executivo, a autarquia tem até o fim do mês de abril para aprovar os papéis. “O prazo encurtou por causa da eleição”, justifica.

A Prefeitura “namora” o Estado há mais de um ano. Em fevereiro de 2013, a proposta do asfaltamento dos 18 quilômetros que ligam o Centro de Estrela à Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul já era articulada. “Temos que fazer por partes. Se tentarmos asfaltar tudo de uma vez, não haverá recurso suficiente”, pondera Mallmann.

Caso aprovado pelo Daer, o segundo passo a ser dado é realizar a licitação. Com a obra licitada, as máquinas entram na pista no segundo semestre. A pavimentação completa da rodovia encurta em cinco quilômetros a distância entre Estrela e Bom Retiro do Sul, desviando o tráfego da BR-386.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...