Esterqueiras é pauta de reunião de suinocultores em Doutor Ricardo

A prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promoveu, no dia 1º, a primeira reunião com produtores e suinocultores do município. A principal pauta foi a destinação dos dejetos suínos.

Conforme o prefeito Alvimar Lisot, a ideia é cobrir todas as esterqueiras, com o intuito de melhorar a qualidade dos dejetos gerados pelos suínos, diminuindo, assim, o volume de líquidos gerado pelo acúmulo de chuvas que as esterqueiras estão recebendo. “Nossa intenção é auxiliar os cerca de dez produtores existentes no município com a cobertura das esterqueiras”, explica.

Não estando cobertas, as esterqueiras acumulam em torno, de 200 metros cúbicos de água, o que acarreta uma diluição e reduz a fermentação dos dejetos. De acordo com Lisot, após feita essa cobertura, haverá um monitoramento a cada dois meses por profissionais, os quais utilizarão um equipamento chamado densímetro, que mede a densidade dos dejetos e a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Idinei Cornelli, destaca que existem produtores interessados em ampliar a produção. “Eles sugeriram que seguíssemos com as reuniões, com o objetivo de trocar ideias a respeito da suinocultura do município.”

O técnico da Emater/RS-Ascar, Pailo Severginini, enfatizou a importância sobre a iniciativa da Administração. “Futuramente, esses dejetos podem deixar de ser um problema para gerar uma renda extra. O insumo gerado nas esterqueiras é de excelente qualidade, podendo substituir a adubação química”, afirmou Severginini.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...