Estado estimula empreendedorismo turístico

Jornada técnica organizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) busca estimular o empreendedorismo. Em vista da proximidade com a Copa do Mundo, o Governo do Rio Grande do Sul está divulgando o Plano Diretor de Turismo e Marcos Legais, que estabelecem políticas públicas para o desenvolvimento do setor. O trabalho vem sendo coordenado pela secretária Abgail Pereira, que participou de dois encontros na região, segunda-feira, dia 3, um em Encantado, à tarde, e outro no auditório da Prefeitura de Lajeado, no início da noite.

A equipe da Setur foi recebida por colegas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado. A secretária do Governo de Lajeado, Neca Dalmoro, abriu a jornada, destacando a oportunidade que os empreendedores do setor estão recebendo. Abgail destacou a implantação de políticas públicos que venham ao encontro das necessidades do setor e citou, além do Plano Diretor de Turismo, a criação do Conselho Estadual do Turismo e da elaboração de uma legislação específica, no âmbito estadual. “O desafio, agora, é colocar em prática esta nova realidade.”

Abgail afirmou a preocupação do Estado com o período pós-Copa do Mundo. Ela concordou que o evento será importante para impulsionar o turismo no Rio Grande do Sul, mas alertou para a necessidade de manter o setor aquecido. “A Copa é uma janela de oportunidades, que possibilitará ao Rio Grande fixar imagem no estrangeiro. Mas, e depois?” A criação do Observatório Gaúcho de Turismo é uma das propostas da Setur, bom como a realização de um seminário de negócios e eventos turísticos.

No encontro, o administrador da Setur, Alexandre Weinmann Leão, ainda destalhou sobre as possibilidades que os empreendedores estão tendo para planejar seus negócios. Sobre linhas de créditos, dúvidas foram respondidas pelo gerente geral da Agência Florestal do Banrisul, Rogério Antõnio Beltrame, e pelo gerente de Negócios, Diego André Ferronatto. Também foi oportunizado, aos participantes, uma rodada de negócios.

Copa

Lajeado é uma das primeiras cidades gaúchas contempladas com o TchêQualifica. O programa da Setur disponibiliza cursos gratuitos voltados para o aprimoramento de profissionais na área de atendimento e língua inglesa, com vistas à Copa 2014. Inscrições para os módulos de Atendimento ao Turista, Inglês para Atendimento ao Turista I e Inglês para Atendimento ao Turista II podem ser feitas na Secultur ou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São público-alvo os guias de turismo, os taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores, garçons, recepcionistas de hotéis e profissionais envolvidos no receptivo turístico.

Os cursos têm carga de 160 horas e ocorrerão entre os dias 12 de fevereiro e 21 de maio, na sede do Senac.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...