Estado assina contratos e destina equipamentos a produtores de Arroio do Meio

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) – em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Arroio do Meio – assinou na segunda-feira, dia 31, na Câmara de Vereadores, contratos para a destinação de equipamentos agrícolas para associações de produtores do município. Serão beneficiadas com duas semeadoras de pastagens as associações Passo do Corvo e Forqueta. À segunda, também será disponibilizada uma concha agrícola, capaz de auxiliar os agricultores no recolhimento de esterco de camas de aviários, entre outros. Serão beneficiadas cerca de 80 famílias em ambas as comunidades.

Os recursos, repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimento Rurais (Feaper), oriundos do processo de Participação Popular e Cidadã (PPC) 2012/2013, ultrapassam os R$ 50 mil. Aos produtores será possibilitado o acesso ao bônus adimplência de 80% em caso da quitação da dívida em dia. O acesso ao maquinário faz parte de uma série de investimentos realizados pela SDR/RS não apenas na região, mas em todo o Estado, com o objetivo de levar as políticas públicas do Governo do Estado diretamente ao produtor.

Em sua fala, o coordenador regional da SDR/RS, Mauro Stein, citou outros convênios já assinados, referentes a outros processos de participação popular, que já destinaram cerca de R$ 1,8 milhão para agroindústrias da região. Em Arroio do Meio, há investimentos voltados também aos produtores agroecológicos, aos piscicultores e aos integrantes da comunidade quilombola Vovô Teobaldo, entre outros. “E tudo isso não seria possível se não fosse o trabalho articulado, em parceria, envolvendo não apenas as lideranças locais e regionais, mas também os agricultores familiares”, avalia.

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Elton Scapini, o diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), Vilmar Galmão, garantiu que a SDR/RS segue comprometida com as suas tarefas e atribuições junto ao homem do campo, mesmo após a saída do ex-secretário Ivar Pavan, que deixou o cargo para assumir outros compromissos políticos. “A agricultura é uma das prioridades do Governo do Estado, sendo o Feaper um importante instrumento de acesso a recursos” destacou.

Galvão também valorizou o trabalho do presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, Paulo Grassi. “O Paulo, como agricultor, sabe que projetos, mesmo aqueles que pareçam pequenos, em muitos casos são de fundamental importância para o homem do campo” observou. Também participaram do ato de assinatura outras autoridades, como o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert; o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos e o coordenador regional da SDR/RS, Rudimar Müller, além de representantes de outras entidades e produtores das associações beneficiárias.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Forqueta, Clóvis Schneider, os equipamentos serão de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades no campo. “A semeadora, por exemplo, nos dará um ganho de tempo e de mão-de-obra” afirma o produtor de bovinos de leite e de suínos. Para o presidente da Associação de Produtores de Passo do Corvo, João Carlos Rohenköhl, a possibilidade de pagar um valor muito mais acessível, a partir do bônus adimplência, também é algo favorável. “É algo que nos dá motivação para o trabalho” diz.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...