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Reload Sindilojas 2015 foi acompanhado por cerca de 500 pessoas (Foto: Mariana Hemming)

Especialistas falam sobre como vender mais no Reload Sindilojas 2015

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Motivados a vender mais e melhorar os negócios das suas empresas, cerca de 500 pessoas participaram, na última quinta-feira, dia 26, do Reload Sindilojas. A terceira edição foi realizada no Centro Comunitário Evangélico, consolidando o evento como uma das principais referências em capacitação para o varejo regional. O Reload Sindilojas manteve o formato de atualizar e motivar tanto empresários e gerentes de empresas, como colaboradores. Eles prestigiaram as duas palestras da programação, as quais confirmaram através de exemplos que “Vende mais Quem Vende Melhor” – tema deste ano. Os palestrantes foram Dulce Ribeiro e Marcelo Caetano, que desafiaram a plateia a pensar diferente e mudar atitudes.

“Reload significa recarregar e, portanto, o Reload Sindilojas tem por objetivo enriquecer os conhecimentos dos participantes sobre negócios, gestão e a forma de como encarar os desafios que aparecem no dia a dia”, destacou o presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri. Na opinião do dirigente, para vender mais e melhor é preciso gostar de lidar com o cliente e entender suas necessidades. “Nosso papel, como líderes, é saber influenciar e servir de inspiração”.

A primeira parte do evento teve à frente a escritora e coach Dulce Ribeiro, que se dirigiu aos gestores e líderes de organizações de forma descontraída, clara e interativa. A palestra “Liderança Empreendedora – O Caminho para o Sucesso” foi permeada por afirmações como “o líder empreendedor é determinado e corajoso, consegue ver o que muitos ainda não viram e se arriscar para realizar o que quer”. Para ela, trata-se de um profissional que revela coerência entre o seu discurso e a prática. Dulce entende que é fundamental ter reputação, conquistar a confiança e trabalhar de forma cooperada. “O líder precisa eliminar o autoritarismo e ter a consciência de que uma ideia boa não tem hierarquia, pois pode surgir de qualquer pessoa da equipe”.

Auxiliado por um músico, o consultor Marcelo Caetano teatralizou e transformou em versos cantados mensagens de vendas como “Quem vende só preço não tem apreço ao que vem no bolso desde o começo”. O autor da palestra De Repente Vendas afirmou que não se deve confundir fidelização do cliente com o ato de dar desconto. “Preço é parte do jogo, não o jogo”, advertiu. Para o palestrante, dar desconto é a maneira mais preguiçosa de vender mais.

Caetano compartilhou com o público estratégias adotadas pelo Brasil afora para vender mais. “Não atenda o seu cliente, entenda ele”. Segundo o palestrante, já está provado que vendedores que vendem mais são os que perguntam mais. “Dessa forma é preciso entrar na realidade do cliente para ajudá-lo a escolher bem o que quer comprar e em seguida fazer vendas adicionais”, acrescenta. Caetano observa que um bom vendedor entende que a venda tem duas etapas: uma é atender bem o cliente em suas necessidades a outra é fazer vendas adicionais para esse cliente e ganhar mais com isso.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Lajeado, Vilson Jacques Haussen Filho, que elogiou o evento e sua iniciativa de promover o desenvolvimento da região.

CIC Vale do Taquari

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