Especialista fala sobre cartão de crédito na CDL Lajeado

O uso do cartão de crédito está cada vez mais frequente entre os consumidores do varejo. E para esclarecer dúvidas de quem trabalha no setor financeiro das lojas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado realizou na última terça-feira, dia 29, em sua sede, a palestra Gestão de Recebíveis de Cartão de Crédito no Varejo. O assunto foi explanado pelo administrador de empresas e conselheiro do Instituto Consciência, Guido Guilherme Gijsen, em encontro do programa Ideias que Alimentam.

Ao lembrar que o cartão de crédito surgiu em 1920 nos Estados Unidos, o especialista apresentou uma trajetória da evolução desta forma de pagamento e dos meios utilizados para processar as informações, hoje inclusive já possível com dispositivos anexados aos celulares. Segundo Gijsen, existem hoje cerca de 30 bandeiras no mercado. Em termos de uso, dependendo do segmento, o volume de recebimentos no cartão representa mais de 60% da receita do estabelecimento.

O palestrante esclareceu sobre as formas de escolha dos melhores equipamentos e deu informações importantes para tornar o uso mais eficiente e menos oneroso para as empresas. Também deu dicas sobre a linguagem das bandeiras, as quais muitas vezes dificultam a interpretação dos extratos de recebíveis. Gijsen fez considerações específicas a respeito do acompanhamento de taxas e principalmente dos valores que as empresas têm a receber. “O processo de conciliação entre estabelecimento, administradora e banco tem três etapas”, destacou. Ele recomenda o hábito da conferência do total de venda com os comprovantes de venda do cartão de crédito; num segundo passo verificar se as vendas da loja foram acolhidas pela administradora e se a operação (taxa e prazo) está correta; e por fim a atenção para identificar se a transação foi depositada no domicílio bancário correto.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...