Encontro de Sementes Crioulas de Arroio do Meio chega a 8ª edição

Com o tema “A importância dos insetos polinizadores”, o município programa para a quinta-feira, dia 28, a 8ª edição do Encontro de Sementes Crioulas. O evento, com início previsto para as 13h30min, ocorre no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A atividade, de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, André Michel Müller, consiste em uma tarde de debates, de troca de sementes, de partilha e de degustação de alimentos produzidos a partir de cultivos crioulos.

Na ocasião haverá palestra com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar e integrante da Associação dos Meliponicultores do Alto do Vale do Taquari (Amevat), Andréia Binz, que abordará a importância das abelhas nativas sem ferrão enquanto agentes polinizadores. “Para que haja sementes é fundamental a polinização das flores, o que só será possível, para a maioria das espécies, com a ajuda de insetos”, ressalta Müller. Após, haverá degustação de mel para os interessados.

O agrônomo lembra ainda que o encontro é um importante momento para troca, estando os participantes convidados a trazer as suas próprias sementes para que possam compartilhar. “Estão convidados todos aqueles que buscam resgatar sementes, que ajudam em sua preservação e que procuram tirar proveito da superioridade alimentar e da rusticidade delas”, salienta. A atividade também visa a ser um momento para a confraternização, sendo fundamental que se traga de casa alimentos saudáveis ou receitas que possam ser repartidas.

Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio, ou pelo telefone (51) 3716-1180. A promoção é do Grupo de Agricultores Ecologistas da Forqueta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Católica e Evangélica da Confissão Luterana, Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar. O evento é parte das comemorações da Semana Brasileira do Alimento Orgânico e conta com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...