Encantado presta contas a respeito das tratativas com a Cosuel

Com o objetivo de informar a comunidade como está o andamento das tratativas com a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel)/Dália Alimentos para que a implantação do Complexo Avícola seja feita no município de Encantado, a Administração Municipal realizou na manhã da última quinta-feira, dia 17, uma coletiva de imprensa. Além dos profissionais de comunicação, também estiveram presentes vereadores, presidentes e representantes de entidades e sindicatos. O complexo avícola que a Cosuel pretende implantar compreende três unidades: o Frigorífico, a Fábrica de Ração e a Incubadora.

O prefeito Paulo Costi destacou o quanto a Cosuel, que nasceu em Encantado, cresceu. “Avançamos bastante no sentido de demonstrar que temos condições de abraçar o Frigorífico aqui em Encantado. Sabemos que a cooperativa também avalia os aspectos técnicos e logísticos para esta escolha”, acrescentou. Conforme o vice-prefeito, José Calvi, a Administração sempre procurou mostrar o quanto a Cosuel é importante para o município. Ele falou também das diversas áreas cogitadas para servir de possível local para o Complexo Avícola, sendo que a mais adequada foi a de Linha Palmas, na área situada entre a RS-130, a Estrada Geral do Daer e a divisa com o município de Arroio do Meio. “Estamos constantemente em contato com a cooperativa, para que o empreendimento seja instalado aqui”, destacou Calvi.

O presidente do Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepe) – trecho 7 e vereador, Luciano Moresco, explanou sobre a solicitação do conselho quanto a rótula no acesso a Linha Palmas, o qual conforme o diretor da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) se esta demanda for definida como prioridade pelo Corepe a EGR acata a decisão. A respeito das informações técnicas da área, o consultor ambiental da Prefeitura, Daniel Schmidt, que está acompanhando a análise dos locais que podem ser propícios para a instalação do investimento da Cosuel falou da área selecionada e já apresentada para cooperativa. Segundo ele, o local pode ser considerado um trunfo pela proximidade com o Rio Taquari, pela capacidade de suportar tanto a captação como o lançamento da água, além de ter um tipo de solo adequado e a vegetação não nativa, tendo uma área de preservação permanente e também um distanciamento das áreas de cheia. Na oportunidade, o secretário municipal da Agricultura, André Boeri, falou do projeto de lei de incentivo à produção primária, que objetiva estimular quem está na agricultura a permanecer e também os jovens a verem no setor uma possibilidade de crescimento profissional. “É um projeto inédito, através do qual buscamos alavancar a produção”, comentou.

O secretário municipal do Desenvolvimento, Roberto Pretto, destacou que a área tem uma boa logística por estar à margem da RS-130, possuir rede trifásica nas proximidades, além de ter o tamanho suficiente para o empreendimento, além dos recursos hídricos e estar dentro da área de grande concentração dos avicultores.

A Administração Municipal encomendou um estudo mais aprofundado da área, para após, novamente entrar em contato com a Cosuel.

Retrospectiva

A Administração Municipal de Encantado desde janeiro, quando soube que a Cosuel planejava a instalação do Complexo Avícola tem buscado viabilizar uma área para que o empreendimento seja efetivado em Encantado.

Na segunda-feira, dia 14, foi realizada uma audiência entre o secretário municipal de Desenvolvimento Roberto Pretto, o consultor ambiental Daniel Schmidt e os técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em Porto Alegre, agendada por intermédio do vereador Luciano Moresco. Na conversa, Pretto e Schmidt mostraram o Plano Altimétrico da área localizada na Linha Palmas – entre a RS-130, a Estrada Geral do Daer e a divisa com o município de Arroio do Meio –, que possui cerca de 12 hectares. Conforme a pré-vistoria feita pelos técnicos da Fepam a área é propícia para o investimento que a Cosuel quer realizar.

Devido a essa audiência, na tarde da terça-feira, dia 15, o prefeito Paulo Costi, o vice-prefeito José Calvi, o secretário Roberto Pretto e os vereadores Jonas Calvi e Luciano Moresco reuniram-se com o projetista do Complexo Avícola da Cosuel, Raul Mallmann, para apresentar a área com o intuito de que o empreendimento seja feito em Encantado, atendendo a um pedido não só das autoridades municipais e das entidades empresariais, mas também da população encantadense.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...