Empresas parceiras do meio ambiente recebem o selo Carbono Neutro

Durante o 1º Seminário Energia Verde, alusivo aos seis anos do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, que já neutralizou 21.416,06 toneladas de gases de efeito estufa de instituições privadas e públicas por meio do plantio de 108.067 mudas de árvores, além do estímulo a uma postura ecológica responsável, a Certel Energia efetuou, em novembro último, a entrega do Selo Carbono Neutro a dez entidades – sete que renovaram a parceria e três que aderiram ao programa.

Entre as que ingressaram, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo), sediado em Santa Cruz do Sul, a Altmann Contabilidade Ltda. e a American Nutrients do Brasil Indústria e Comércio, ambas de Teutônia.

Sebrae

O Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo plantará 189 mudas para neutralizar 37,64 toneladas de gases poluentes. Segundo a gerente, Liane Klein, a adesão certifica o compromisso da entidade e contribui para que novas empresas conheçam e também optem pelo programa. “Acompanhávamos o trabalho à distância, através da divulgação na mídia, e isso sempre nos despertou a atenção. Estamos incluindo a ação como uma prática de sustentabilidade que está sendo reconhecida pela diretoria e por colegas em âmbito estadual. Como participamos de avaliações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o indicador de neutralização dos gases poluentes também será monitorado. Vejo como uma oportunidade valiosa de intercâmbio com a Certel Energia e, a partir daí, também com as micro e pequenas empresas”, avaliou.

Altmann Contabilidade

A Altmann Contabilidade Ltda. plantará 11 mudas para neutralizar 2,01 toneladas de gases. Para a gerente, Taís Altmann, a participação no programa Energia Verde em Harmonia Ambiental amplia os processos internos e externos de qualidade da empresa. “Já fazíamos a separação correta dos lixos seco e orgânico, encaminhávamos jornais antigos para reciclagem, reaproveitávamos o verso das folhas já utilizadas e salvávamos em arquivos o que não era necessário imprimir. Um ponto positivo do programa é que, além de a cooperativa oferecer toda a assessoria para sua implementação e obtenção do selo, ainda fornece todas as mudas de árvores para o plantio. Assim, além de preservar com diversas ações o meio ambiente, também oferece alternativas para que outras empresas possam aderir ao programa, melhorando assim os seus processos e, consequentemente, destacando-se no mercado e ganhando o devido reconhecimento”, avalia.

American Nutrients

Já a American Nutrients do Brasil Indústria e Comércio neutralizará 15,04 toneladas através do plantio de 76 mudas de árvores. Na visão do sócio-diretor, Claus André Kettermann, desde a sua fundação, em 2007, a empresa sempre cumpriu rigorosamente com todas as legislações vigentes de preservação do meio ambiente. Buscando reduzir os impactos ambientais, implantou o tratamento correto de descarte das embalagens e resíduos, a coleta de água da chuva para uso racional e a produção de produtos ecologicamente corretos para uma produção de alimentos saudáveis. “Com o programa, a cooperativa está dando um exemplo socioambiental a ser seguido por todas as empresas. Estas ações permitirão que tenhamos uma preservação ambiental, auxiliando nossas futuras gerações a desfrutarem de um mundo melhor. Parabenizamos a Certel Energia e, em especial, os profissionais que lideram e operacionalizam esta excelente ação”, frisou.

Renovações

Já entre as instituições que renovaram a parceria, estão a CIC Teutônia (4,19 toneladas neutralizadas e 22 mudas plantadas); Fundação Agrícola Teutônia (5,08 toneladas e 26 mudas); Gráfica Dallas (6,42 toneladas e 33 mudas); Poolseg Corretora de Seguros (8,69 toneladas e 44 mudas); Sicredi Ouro Branco (45,29 toneladas e 227 mudas); Loja Virtual da Certel (0,44 tonelada e 3 mudas); e Certel Artefatos de Cimento (57,95 toneladas e 291 mudas).

“Convidamos as demais empresas e instituições públicas a se engajarem neste programa, que não visa somente à recuperação do meio ambiente regional, mas sim contribui a nível global, mesmo que em pequena parcela, para evitar o aumento das emissões de gases de efeito estufa. O importante é começar por pequenas atitudes a fazermos a nossa parte, e não esperar pelos outros”, avalia o gerente de meio ambiente da cooperativa, Ricardo Jasper.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...