Empresas e comunidade engajadas no Desafio Voluntário

Nos meses de agosto e setembro a Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia organizou o V Desafio Voluntário, evento que marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Voluntário, celebrado no dia 28 de agosto. Puderam ser inscritas ações de cunho ambiental, cultural e social, com o objetivo de oportunizar a prática da mobilização, participação e transformação, estimulando o envolvimento de grupos de amigos, empresas, escolas e sociedade como um todo no desenvolvimento de ações voluntárias de diferentes gêneros e segmentos.

Scapini

O Grupo Scapini, com matriz em Lajeado e filial em Canoas, inscreveu sua ação junto à PV Teutônia. Durante o mês de agosto a empresa angariou alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, os quais posteriormente foram repassados à Saidan, de Lajeado, que atende crianças e adolescentes. A ação mobilizou todos os colaboradores da loja matriz, com cerca de 80 pessoas, e outros 50 funcionários da filial de Canoas.

Certel

A cooperativa Certel promoveu palestra sobre esporte e qualidade de vida, com a participação do professor e campeão mundial de artes marciais Jayme Demarco, com demonstração de salto e defesa pessoal. A iniciativa foi oferecida a alunos da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, no final do mês de agosto, contando com o envolvimento de cerca de 30 pessoas.

Outra ação da cooperativa também ofereceu aos estudantes da mesma escola palestra sobre “Segurança do trabalho e combate a incêndio”, tendo como palestrante o técnico de segurança do trabalho da Certel, Evanir Roberto Baller. O evento reuniu 30 alunos.

Além disso, a Certel ainda organizou campanha com arrecadação de agasalhos e calçados, destinados ao CRAS de Teutônia e que beneficiou 480 pessoas.

Cidadãos voluntários

O administrador e professor Jorge Lauri Mörschbächer proferiu palestra sobre “Educação Financeira” para jovens e alunos do EJA noturno da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia. O palestrante enfatizou essencialmente a necessidade de melhor gestão dos recursos, evitando frustrações e permitindo a realização de sonhos. A iniciativa contou com o envolvimento direto de cerca de 50 pessoas, com a estimativa de beneficiar aproximadamente 150 pessoas, considerando as famílias dos alunos.

A massoterapeuta Patrícia Silva de Queiroz também fez a sua parte como cidadã voluntária. Ele doou guloseimas, em especial chocolates, para as crianças da creche Pequeno Mundo, de Teutônia, beneficiando 52 pessoas.

CIC Teutônia

A CIC Teutônia, que abriga a Unidade Parceiros Voluntários no município, também contribuiu. Organizou café da manhã gratuito com palestra motivacional para representantes das entidades conveniadas à ONG. Realizado em seu auditório, o evento teve a participação de 25 pessoas para assistirem a palestra “Mentes renovadas, vidas transformadas”, proferida pelo administrador e especialista em marketing, Jaime Weiand.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...