Empresários conhecem pesquisa sobre perfil da Geração Z

O estudo intitulado “Likers – A Nova Geração de Consumidores” foi o mote do Ideias que Alimentam desta terça-feira, dia 24. O programa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado reuniu empresários e profissionais de áreas diversas interessados em entender melhor o perfil da Geração Z, como são chamados os jovens com idade entre 13 e 18 anos. O encontro ocorreu na sede da entidade, sendo aberto pelo diretor de Capacitação, Gustavo Bozetti. A pesquisa abrangeu 400 jovens de Porto Alegre, das classes A até a D, num trabalho encomendado pela CDL Porto Alegre para conhecer de forma mais ampla os futuros consumidores.

Trata-se da geração do telefone celular, tecnologia que é considerada ponte para as relações afetivas e de controle entre pais e filhos. “Eles nasceram numa era completamente digitalizada. E para esses nativos digitais, a internet é tão intensa e real quanto a relação pessoal, pois não fazem distinção entre o que é o mundo online e o que é o mundo offline”, destaca a psicóloga Luciana Mutti de Morais, da Vitamina Pesquisa.

Os resultados revelaram que eles estão cada vez mais conectados e apontam algumas surpresas. Entre elas, a de que trabalho e profissão não são prioridades e que o passaporte para viajar tem maior valor. Além disso, que 76% não se interessam por política e que 41% não sabem ou também não tem interesse pela sustentabilidade.

Estruturas de famílias diferentes, com mais convivência com padrastos e madrastas, além da sensação de insegurança são mais algumas das conclusões da pesquisa. Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados curte as marcas que gosta no Facebook e 51% já comprou pela Internet, em especial roupas, eletrônicos e calçados. O levantamento completo ainda oferece informações sobre o que pensam os jovens sobre temas gerais como sexo, drogas e família.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...