Emater/RS-Ascar de Lajeado vai expor abelhas sem ferrão na Expovale 2018

Cerca de oito espécies de abelhas sem ferrão nativas do Rio Grande do Sul estarão em exposição durante a 21ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale 2018. Sob a organização da Emater/RS-Ascar de Lajeado, as caixas com enxames provenientes de diversos meliponicultores da região estarão dispostas próximo ao acesso lateral do Parque do Imigrante, onde os visitantes poderão observar a diversidade dos ninhos e obter orientações técnicas sobre o manejo e benefícios desses insetos durante todo o evento.

Segundo a engenheira agrônoma do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, a mostra estará na Expovale devido à importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas. “Conhecendo melhor as espécies e a importância destas abelhas para o meio ambiente, as pessoas passarão a preservá-las. Além disso, quem já possui enxames aprenderá a manejá-los melhor, o que possibilitará sua multiplicação na natureza”, explica. A profissional esclarece que, em sua busca por pólen e néctar, as abelhas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, processo esse indispensável para a reprodução de aproximadamente 80% das plantas. “Respeitar e preservar as abelhas é de extrema importância não apenas para a produção de mel e própolis, mas para garantir a vida de uma forma geral”, afirma.

Atuando como assistente da entidade regional, o engenheiro agrônomo e especialista em meliponicultura, Paulo Francisco Conrad, revela que a região do Vale do Taquari concentra a maioria dos criadores de abelhas sem ferrão do Estado, os quais mantêm seus enxames em terrenos, sacadas de apartamentos, sítios ou propriedades rurais. “Hoje já existe bastante conhecimento que permite a sobrevivência das abelhas em caixas racionais, porém o criador precisa de conhecimentos mínimos para criá-las de forma adequada e sem prejudicá-las”, alerta.

 

A feira

A Expovale 2018 ocorre de 09 e 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado e tem o patrocínio de Sicredi Integração RS/MG, Fruki Guaraná, Florestal Alimentos, Imec Supermercados, Farmácias São João, Atlas e Certel, com o apoio da Equipe Josiani Luz e Unimed VTRP.

Fonte Imprensa Expovale 2018

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...