Emater presta contas em Roca Sales

Devido ao convênio mantido com a Administração Municipal, o escritório municipal da Emater-RS/Ascar prestou contas das atividades de assistência técnica e extensão rural e social realizadas em 2013. A apresentação ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 14, no gabinete da Prefeitura.

Entre as ações realizadas no último estão incentivos para as culturas de milho, soja, hortaliças, frutas, apicultura e bovino de leite; reflorestamento; solos; educação e promoção da saúde; trabalhos com dependentes químicos; realização da Feira Livro do Produtor Rural; agricultura de base ecológica; alimentação escolar; agroindústrias; palestras em comunidade; tardes de campo; atividades com a União Rocassalense de Clubes de Mães e créditos rurais disponíveis aos produtores.

Para 2014, a entidade pretende dar continuidade aos trabalhos, porém, com inovações, como oficina de artesanato utilizando escama de peixe, realização do Seminário Regional de Piscicultura e a mudança de endereço da entidade.

Para o vice-prefeito, Eloí Machado dos Santos, tanto o setor primário como a parceria com a Emater são extremamente importante para o desenvolvimento do município. “Queremos trazer a Emater junto à Agricultura, ampliar e estruturas a patrulha agrícola para atender melhor os produtores, trazendo mais qualidade de vida e a permanência no campo”, explicou. Conforme ele, 40% do valor adicionado do município é oriundo da agricultura.

O técnico agrícola Deoclésio Piccoli informou que para este ano será inaugurada uma agroindústria de polpa de frutas de propriedade de Sandro Kappler, e legalizada a indústria de ovos de Laércio Dentee, que pretende abastecer a alimentação escolar.

Participaram da reunião Machado, Piccoli, o Chefe de Gabinete, Juarez Coferri, o Secretário Municipal da Agricultura, Evaristo Bronca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Egon Schneider, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Koste, e os representes da entidade, engenheiro agrônomo e supervisor regional de Lajeado, Paulo Rodrigues, gerente regional adjunto, Diego Barden dos Santos, assistente técnico de produção animal, João Sampaio, e a extensionista de Bem-Estar Social, Leandra Bagatini.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...