Emater de Colinas disponibiliza mudas de moranguinho

A Emater/RS-Ascar de Colinas está com inscrições abertas para as pessoas interessadas em adquirir mudas de moranguinho da variedade Albion. O valor da muda é de R$ 0,35 e o pedido precisa ser de no mínimo 50 unidades. As encomendas devem ser feitas diretamente no escritório da Emater até o dia 24 de abril.

“O moranguinho é uma planta exigente quanto ao solo, só produz bem se satisfeita as suas exigências. Assim, solos ricos em matéria orgânica, potássio, fósforo e nitrogênio, com umidade regular e constante, bem ensolarados são os que convêm à sua cultura”, destaca a técnica agropecuária, Lídia Dhein.

Ela ainda explica que se o solo não estiver com quantidades satisfatórias deve-se acrescentar os seguintes adubos e fertilizantes, por metro quadrado: 5kg de dejetos bovinos ou suínos ou de aves bem curtidos, 40 gramas de superfosfato, 30 gramas de cloreto de potássio e 150 gramas de calcário.

Confira ainda algumas recomendações dadas pela técnica da Emater:

  • Quando os moranguinhos começarem a florescer é aconselhável forrar o terreno em torno das plantas com uma camada de casca de arroz, folhas de bananeira ou outro material similar. Com vistas a se eliminar o efeito das ervas daninhas e evitar o contato dos frutos com a terra, pode-se usar sobre o canteiro um plástico escuro, no qual se faz pequenos furos nas distâncias de 30cm, indicadas para a plantação.
  • Não use irrigação por aspersão, use somente irrigação por gotejamento. A irrigação por aspersão provoca o surgimento de inúmeras doenças. A irrigação por gotejamento é mais barata para instalar e exige menor quantidade de água. No trabalho de irrigação, evite encharcar o solo.
  • No caso de surgimento de pragas e doenças, procure orientação técnica, não use agrotóxicos ou produtos inadequados à esta cultura, eles poderão ser prejudiciais à saúde do consumidor. Evite plantar o moranguinho próximo de feijão-vagem, tomate, pimentão ou pepino. Estas culturas transmitem doenças e ácaros para o moranguinho.
  • É muito importante fazer seguidamente a limpeza das plantas, a retirada de folhas secas, velhas e com manchas foliares. Esta prática evita doenças, aumenta a vida útil da planta e prolonga a produção.

Colinenses podem fazer a encomenda de mudas de árvores frutíferas, ornamentais e de sombra

A Secretaria Municipal da Agricultura comunica que até o dia 8 de junho poderá ser realizada a encomenda de mudas de árvores frutíferas, ornamentais e de sombra. O pagamento deverá ser efetuado no momento da encomenda. Em torno de 120 espécies estão disponíveis para a comunidade.

Milho troca-troca

O Setor de Arrecadação da prefeitura comunica que os recibos do milho troca-troca estão a disposição na Tesouraria para o pagamento com desconto de 50% até o dia 24 de abril de 2015.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...