Emater comemora 50 anos de atividades em Arroio do Meio

Como parte da programação do evento alusivo ao Dia do Agricultor, realizado no sábado, dia 25, no CTG Querência do Arroio do Meio, a equipe da Emater/RS-Ascar do município foi homenageada pelos 50 anos prestação de serviços de extensão rural junto a comunidade local. Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o deputado federal, Alceu Moreira; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Brum; secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto; o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Lino Moura e prefeito em exercício de Arroio do Meio, Áurio Scherer.

O escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio foi inaugurado no dia 4 de agosto de 1965, sendo que, à época, englobava também os municípios de Pouso Novo, Travesseiro e Capitão. Nesses 50 anos de atividades foram quase 40 empregados e diversas as ações, entre elas, trabalhos de correção e conservação do solo, apoio ao crédito, suporte para as diversas cadeias produtivas, trabalho relacionado ao bem estar das famílias, incentivo ao abastecimento local, adoção de técnicas para preservação ambiental, atenção aos públicos especiais e o apoio aos vários conselhos municipais e a outras formas de organização.

Para o deputado federal Alceu Moreira, o Brasil começa pelo agricultor. “E a nós, gestores públicos, cabe a tarefa de facilitar esse processo, levando aos produtores boas políticas, com o mínimo de burocracia”, ressalta. Não à toa, Moreira garantiu estar trabalhando para que as legislações estejam mais adequadas à realidade do homem do campo. “Recentemente tinha gente achando que maquinário agrícola tinha de ser emplacado, com direito a pagamento de IPVA, um absurdo que não foi aprovado”, salientou. “O mesmo vale para a produção de mel, que, equivocadamente, ainda é considerado produto de origem animal”, observou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, valorizou o trabalho realizado em Arroio do Meio, por ele considerado um modelo. Em relação à Emater/RS-Ascar, disse ser desnecessário fazer qualquer comentário, dada a importância da entidade para o fortalecimento da agricultura gaúcha. “O trabalho social que os extensionistas fazem no campo, cuidando das famílias, auxiliando-as em seu crescimento, pode ser comparado ao que as organizações não governamentais, ou mesmo o Rotary ou o Lions Club fazem na cidade”, ressaltou. “E se não fosse essa condição, talvez tivéssemos pessoas em condições miseráveis no campo”, disse.

O secretário Minetto ressaltou o fato de a Emater/RS-Ascar, como braço da SDR, ser a responsável por levar as políticas públicas diretamente aos produtores. “E só esse fato já seria motivo pra comemorar, dada a diversidade de programas em áreas como irrigação, bovinocultura de leite, abastecimento e agroindustrialização, voltadas aos mais diversos públicos”. Para ele a motivação dos agricultores e a superação das dificuldades, são motivos suficientes para considerar o futuro promissor. “Evidentemente ainda temos desafios, seja em infraestrutura, em investimentos ou no tema da sucessão rural, cabendo a nós, com a união de esforços, trabalhar pra supera-los”.

O diretor técnico da Emater/-Ascar, Lino Moura, valorizou o engajamento dos empregados, que passam a carregar a empresa no sobrenome, ao entrar para a entidade. “A extensão rural tem ajudado a mudar um pouco o perfil do processo produtivo, garantindo condições de sustentabilidade e de sucessão rural, que foi um dos temas do evento de hoje”, observou. Para Moura a sustentação da Emater/RS-Ascar por 60 anos no Estado e por 50 em Arroio do Meio representam muito. “Isso só ocorre com o empenho do quadro funcional, com o protagonismo perante a sociedade e com a atualização permanente, sendo esse somatório aquilo que nos mantêm de pé”, disse.

Além das lideranças, também participaram do encontro outras autoridades, representantes de entidades e agricultores, que prestaram relatos sobre as atividades realizadas pelo serviço de extensão rural. Os extensionistas que passaram pela entidade nesses 50 anos, e que estiveram presentes no evento, foram homenageados. Atualmente, a equipe da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio é composta pelo engenheiro agrônomo André Müller e pelos técnicos, Roque Telöken e Elias De Marco. Todos atuam sob a supervisão do engenheiro agrônomo Paulo Rodrigues, contando também com o apoio dos gerentes regional e adjunto Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...