Em busca de qualidade, cidades do Vale do Taquari aderem ao Procetube

Onze cidades do Vale do Taquari aderiram ao Programa de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose (Procetube), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O Procetube é um programa lançado pelo governo do Estado e busca o controle das doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos ao leite e consecutivamente à saúde pública. “Isso democratiza o acesso dos produtores ao saneamento e à competitividade. É bom para o produtor que depende do meio rural e da cadeia leiteira. Sem dúvida, o leite alcança o maior número de propriedades, por isso, temos que incentivar e qualificar, se não o produtor acaba desistindo”, diz o assessor da cadeia produtiva do leite da Seapa, Oreno Ardêmio Heineck.

O evento da última quinta-feira, dia 29, “Um Novo Tempo para a Cadeia do Leite”, aconteceu na pista de remates B da Expointer, em Esteio. A intenção é que em oito anos todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Rio Grande do Sul estejam certificadas. O encontro serviu para ajustar detalhes da regulamentação do programa. Os municípios que têm interesse em aderir ao Procetube devem informar a intenção através de correspondência oficial endereçada à Secretaria da Agricultura.

Segundo maior produtor de leite

Atualmente a produção leiteira diária na região é de um milhão de litros. Só a comarca de Arroio do Meio produz 150 mil litros por dia, produto com certificado de sanidade. “A participação das novas cidades agrega mais qualidade e confiança ao nosso leite. Em até um ano e meio teremos um terço do Vale do Taquari saneado. A tendência é que as cidades venham a aderir ainda mais”, acredita Heineck. Conforme ele, a estimativa é de que 44 mil produtores gaúchos necessitem do equipamento para esterilização para produzir leite com mais qualidade.

As cidades do Vale que aderiram ao Procetube

Arvorezinha
Ilópolis
Doutor Ricardo
Anta Gorda
Encantado
Roca Sales
Westfália
Colinas
Marques de Souza
Cruzeiro do Sul
Lajeado

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...