Telefone: 55 (51) 3011 6982

DSC_0924 (2)

Em apoio ao Maio Amarelo, Certel promove palestras de prevenção a acidentes

Patrocínio

Determinada em contribuir cada vez mais com a segurança e qualidade de vida de seus colaboradores, associados e clientes, a Certel apoia o Movimento Maio Amarelo, que conscientiza para uma maior segurança no trânsito. Em palestras promovidas aos funcionários da sede administrativa da cooperativa, em Teutônia, o presidente, Erineo José Hennemann, sinalizou a necessidade de um amplo engajamento, para que toda sociedade se envolva e contribua com a redução de acidentes nas estradas. “Convidamos a todos, motoristas e pedestres, a participarem desta campanha por um trânsito seguro e que garanta a acessibilidade das pessoas sem transtornos ou fatalidades”, conclamou.

Na primeira palestra aos colaboradores, realizada na manhã de segunda-feira, dia 13 de maio, no auditório da Certel, a coordenadora do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Teutônia, Keli Klein, enfocou aspectos da legislação do trânsito. “Cumprimentamos a cooperativa, pois cada colaborador vai multiplicar o que ouviu e aprendeu. Bom seria todas as empresas se mobilizarem em apoio ao movimento”, observou.

Segundo Keli, são aproximadamente 47 mil brasileiros que perdem a vida em acidentes por ano, sem contar feridos e sequelados. “O impacto é devastador, principalmente, considerando-se a faixa etária mais envolvida, dos 18 aos 25 anos de idade, que teria toda uma vida produtiva pela frente. Aliás, vidas dependem muitas vezes do nosso comportamento, então precisamos refletir e avaliar atitudes para não nos arrependermos depois”, enfatiza.

Ela destacou que, entre as principais causas de acidentes, estão o consumo de álcool e drogas, a pressa, a desatenção, o uso de telefone celular, o sono e o desrespeito às leis. Entre 2008 e 2018, a frota de veículos cresceu 63,65%. Do total da frota em circulação no País, aproximadamente 36,79% são automóveis, 20,44% motocicletas, 15,48% caminhões, 10,08% camionetas e 17,21% outros.

O soldado Eduardo Scheeren, do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Estrela, entidade que trabalha com o slogan “Conte Conosco”, enfocou a Prevenção de Acidentes de Trânsito e Primeiros Socorros. “Todo mundo depende do trânsito, que engloba motoristas e pedestres. Logo, a conscientização sobre as condições de segurança destes elementos deve ser sempre considerada”, pontua.

Estatisticamente, os acidentes ocorrem em horários de entrada e saída do serviço/escolas, sendo comum acidentes acontecerem próximo do anoitecer e pela manhã. “Quanto ao gênero, percebe-se que os homens têm comportamento mais inseguro no geral, seja por imperícia ou por negligência. Em locais como rodovias, os acidentes tendem a ocorrer em acessos, já em zonas urbanas, mais frequentemente em cruzamentos. No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças de zero a 14 anos”, endossou.

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.