“Educação e treinamentos são o retorno mais garantido que se tem na empresa”

A CIC Teutônia organizou, na quinta-feira, dia 6, mais uma edição do Café da Manhã Qualificando a Gestão. O evento ocorreu no Auditório 01 da entidade e teve apresentação do case da empresa Marelli, de Caxias do Sul, com palestra do diretor de Recursos Humanos e Industrial, Francisco Santos.

Fundada em 02 de abril de 1983, a Marelli é reconhecida por oportunizar um bom ambiente de trabalho, estimular a confiança e o desenvolvimento dos profissionais, disseminando as melhores práticas em gestão de pessoas. A empresa é referência nacional e latino-americana em mobiliário corporativo e figura em ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil, elaborado pela revista Época, da Editora Globo.

Gestão de pessoas

Com o tema “Gestão de Pessoas – visão estratégica”, Santos destacou o valor do cidadão. “O processo de gestão da Marelli está muito apoiado nas pessoas, que fazem a diferença numa organização e devem estar em primeiro lugar, acima de tudo. Na verdade é uma relação de troca, com investimentos na busca por resultados. Educação e treinamentos são o retorno mais garantido que se tem na empresa”, frisou.

Após apresentação de vídeo institucional, com breve histórico, o palestrante falou da filosofia empresarial da Marelli, destacando negócio, visão e missão, foco e política de gestão. Nesse contexto explicou o Sistema de Gestão Integrada Marelli. “O SGIM visa à padronização de todos os processos, a garantia da qualidade dos produtos, a conscientização ambiental e de saúde e segurança, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, saudável e socialmente responsável. Baseado nisso, buscamos profissionais de perfil empreendedor, pessoas que acreditam e têm afinidade com essa filosofia empresarial”, explicou.

Com cerca de 230 funcionários, a Marelli também dá atenção especial a projetos sociais, como o Projeto Pescar, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social. “Qualificação e respeito fazem com que as pessoas sejam diferentes, comprometidas. As pessoas são eminentemente honestas, e isso depende de como nos comportamos no dia a dia. Todos na empresa têm suas responsabilidades, e isso está claro. É uma relação de ‘ganha-ganha’, uma troca, onde tudo que se faz objetiva um resultado para todos. Responsabilidade social não tem relação com caridade. Nossa responsabilidade social é transformar a vida de alguém, permitindo que essa pessoa passe a ser diferente.”, explicou Santos.

Ao final do evento ainda houve momento para perguntas e Santos concluiu afirmando que “os profissionais da Marelli vendem o seu serviço para a empresa. Também parte da iniciativa dos próprios funcionários qualificar e evoluir com a empresa e o mercado.”

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