É lançada a 8ª Feira do Livro de Lajeado

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, as secretarias de Cultura e Turismo (Secultur) e Educação (SED) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc promoveram o lançamento da 8ª Feira do Livro de Lajeado e 1º Festival Literário Infantil. A solenidade ocorreu nas dependências do Parque Histórico, e contou com a presença do prefeito Luís Fernando Schmidt, representantes de entidades lajeadenses, bem como, dos apoiadores da feira, Univates, Alivat, Rotary Club e patrocinador cultural Unimed.

Na ocasião, a gerente do Sesc, Rosa Betina Durayski apresentou a programação da feira, que ocorre de 8 a 13 de outubro, no Parque Histórico. Durante os dias úteis, as atividades serão voltadas para o público escolar, enquanto no final de semana, as ações visam integrar toda a família. Apresentações culturais, palestras, lançamentos de livros, contação de histórias e encontros com escritores são as principais atrações do evento, que terá como patrono o poeta e escritor infantil, Mário Pirata.

Schmidt falou sobre a importância da feira na conquista de novos leitores. “Lendo um livro você faz turismo para qualquer lugar, viaja, imagina. E é disto que precisamos, incentivar que as nossas crianças leiam e voltem a tomar gosto por esta cultura, que nunca sai da moda”, declarou.

Conforme o titular da Secultur Eduardo Gomes Müller, os esforços dos organizadores volta-se para a instituição da feira como política de Estado. “Queremos que ela se torne cíclica, e passe a servir de representação para o município. O fato de falar sobre literatura já é um grande legado, mas poder lançar talentos regionais e estaduais significa ir além da dimensão simbólica e cidadã, mas a possibilidade de economia, através da geração de emprego e renda para todo este setor”, enfatizou.

Para a secretária da Educação, Eloede Conzatti, levar a feira para o Parque Histórico é alegria e desafio, ao mesmo tempo. “Temos neste parque uma grande parte da cultura de Lajeado, e portanto ele deve ser visto como tal. Sediar a feira aqui é a melhor maneira de mostrarmos a todos os visitantes, o quanto tudo isso faz sentido para nós, e exprime o nosso modo de vida”, afirmou.

Até o momento, seis livrarias já confirmaram presença no evento. Na última edição, realizada em 2012, foram comercializados cerca de 7 mil livros e efetuados, aproximadamente, 35 mil atendimentos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...