Dois Lajeados realiza tarde de campo sobre forrageiras de inverno

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STR) de Dois Lajeados, realizou, na última semana, uma tarde de campo sobre Forrageiras de Inverno. O evento ocorreu na propriedade da família Bresolin, na linha Primeiro de Março. Mais de 40 agricultores estiveram presentes, além de técnicos e autoridades do município. A atividade é parte das capacitações em Bovinocultura Leiteira, realizadas no município desde o ano passado, que estão vinculadas Programa Leite Gaúcho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS).

O objetivo da tarde de campo, de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Fábio Balerini foi o de demonstrar aos agricultores, alternativas de cultivos que possam ser utilizadas para a produção de forragens de qualidade durante o inverno, além do adequado manejo de cada espécie. Como base para os trabalhos, foi utilizada a Unidade Demonstrativa de Forrageiras de inverno, implantada na propriedade da família Bresolin no final do mês de maio, em parceria com a Embrapa Trigo de Passo Fundo, que forneceu as sementes das espécies forrageiras, além de outras empresas de pesquisa e desenvolvimento do estado. Durante o ciclo produtivo das forrageiras foram realizadas práticas de adubação, tratamentos fitossanitários e cortes para avaliação da produção de forragem.

Presente no evento, o mestre em Zootecnia da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, falou sobre a importância de se conhecer as características de cada espécie, adequando o manejo para a obtenção da máxima produtividade das forragens. “Um bom planejamento forrageiro, com produção de pastagem durante o ano todo, é a melhor forma de diminuir os custos de produção de leite e melhorar a rentabilidade da atividade”, afirmou. Também durante o evento, o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Jorge Capellaro, falou da importância do controle da erosão, por meio da cobertura vegetal. Na ocasião, também apresentou espécies que podem ser utilizadas para este fim, bem como suas características e benefícios para o sistema de produção.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...