Dois Lajeados realiza Tarde de Campo em Bovinocultura de Leite

Dois Lajeados – A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Dois Lajeados, realizou na última terça-feira, dia 26, Tarde de Campo em Bovinocultura de Leite. A atividade, parte do Programa Leite Gaúcho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), que é executado pela Emater/RS-Ascar, foi realizada na propriedade dos produtores Juarez Confferi e Maresilde Baggio Confferi.

Participaram do evento cerca de 80 produtores de Dois Lajeados, São Valentin do Sul, Vespasiano Corrêa e Guaporé, além de técnicos e autoridades regionais. Na oportunidade, os participantes percorreram quatro estações, onde foram abordados os seguintes temas: caracterização da propriedade e programas governamentais de apoio a agricultura familiar, criação correta de terneiras e novilhas e sanidade animal, manejo de pastagens e produção de alimentos conservados e manejo de equipamentos de ordenha e qualidade do leite.

O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Dois Lajeados, Jorge Cappellaro, afirma que a bovinocultura leiteira é a base econômica de muitas famílias dos municípios da região. “Nos últimos anos a atividade vem passando por profundas transformações, o que exige dos produtores uma eficiência maior na produção e um maior nível de conhecimento em aspectos como manejo e gestão de custos”, avalia.

Já o produtor Juarez Confferi, que também é secretário de Agricultura local, acredita que a atividade é desafiadora, demandando a constante busca por qualificação, por parte do produtor. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Diego Barden dos Santos, ressalta a importância das parcerias de entidades locais para o fortalecimento da produção. “A soma de esforços potencializa os resultados das ações envolvidas”, disse.

Sobre o Programa Leite Gaúcho

A Tarde de Campo em Dois Lajeados faz parte da série de capacitações que estão sendo realizadas não apenas na região, mas em todo o estado pela SDR/RS. O Programa Leite Gaúcho tem o objetivo de aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais de base familiar, elevando a renda e a qualidade de vida das famílias beneficiadas, além de oferecer à população um alimento seguro e saudável.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...