Doces produzidos na região ganham destaque no Oriente Médio

Doces e chocolates produzidos por moradores da região na unidade da Vonpar Alimentos de Arroio do Meio, foram destaque na Swett & Snacks Middle East, em Dubai, nos Emirados Árabes. A Neugebauer foi uma das marcas expositoras da feira mundial de doces, lanches e indústrias de confeitaria, que terminou na última terça-feira, dia 11. Entre as novidades apresentadas na mostra estão o pirulito Amor Amor Pinta Língua e o pirulito plano Tropicália. Na linha de chocolate, a aposta é no Amor Carioca – velho conhecido dos brasileiros. Recentemente, o bombom teve embalagem adaptada para ser exportado aos países de língua árabe.

Essa é a primeira vez que a Neugebeuer participa da Swett & Snacks. “Buscamos atingir um público que normalmente não frequenta as grandes feiras mundiais de alimentos realizadas na Europa. Dubai vem se firmando ao longo dos últimos anos como um importante centro de negócios e porta de entrada aos mercados do Oriente Médio”, explica o coordenador de exportação da Vonpar Alimentos, Tomaz Schmidt Lain. Entre os 36 países que compram produtos Neugebauer, cinco são do Oriente Médio – Jordânia, Emirados Árabes, Iêmen, Omã e Israel. Com a feira, a empresa pretende ampliar a exportação para mais três. Os planos também incluem aumentar as vendas nos locais para os quais já exporta.

Entre as estratégias para conquistar os árabes, a Vonpar investiu na adaptação das embalagens. De acordo com Lain, a demanda para o Oriente Médio sempre esteve na linha de candies – balas, pirulitos e chicletes -, mas a empresa notou um potencial no Amor Carioca. “Esse foi o primeiro item a ser adaptado. A tendência é que mais itens na linha de chocolates sejam adaptados ao longo do próximo ano”, adianta. Os planos para 2015 também incluem adquirir certificação Halal, emitido pelo Centro Islâmico no Brasil. “Além do aspecto religioso, trata-se de uma garantia de qualidade e confiabilidade para os consumidores muçulmanos”, afirma Lain.

A Docile, de Lajeado, também têm nos países árabes um mercado consumidor. A empresa possui certificação Halal e produtos com embalagens em quatro idiomas – entre eles, o árabe. Embora não tenha participado da Swett & Snacks Middle East, a empresa esteve em Dubai em fevereiro, durante a feira Good Food, e em maio, em um evento nos Estados Unidos.

Da mesma forma, a Florestal marcou presença na Good Food, em Dubai, e participou da feira ISM, na Alemanha, no final de janeiro. De acordo com o gerente de marketing, Adriano Orso, os produtos Florestal são vendidos para países do Oriente Médio e, parte deles têm alterações de sabor, embalagem e ingredientes específicos, de acordo com exigências dos clientes. “Grande parte das exportações têm nível de personalização.”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...