Doação da Certel Energia permitirá qualificação no controle de subestações

A Certel Energia efetuou na tarde da última quinta-feira, dia 9, a doação de uma Unidade Terminal Remota (UTR), que deixou de ser utilizada na Subestação Rebaixadora de 69 mil volts para 13,8 mil volts, situada em Teutônia, para o Centro de Eletricidade do Colégio Teutônia. O equipamento, substituído por um mais moderno na subestação, foi entregue ao diretor do colégio, Jonas Rückert, e ao coordenador do Centro de Eletricidade, Márcio Mügge, pelo vice-presidente da Certel Energia, Erineo José Hennemann, e pelo supervisor de equipamentos e subestações, Simão Pedro Diehl.

Multiplicação

Hennemann explicou que, mesmo não sendo mais compatível com a necessidade da subestação, que foi modernizada, a UTR pode servir como ferramenta de multiplicação do conhecimento tecnológico na formação de novos profissionais da área elétrica, bem como para a qualificação de profissionais das cooperativas de infraestrutura e concessionárias que frequentam os cursos do Centro de Eletricidade. “É um equipamento valioso, com funções inteligentes, e dará ao aluno condições para, na prática, desenvolver processos de comandos à distância. Para o Colégio Teutônia, que vem sendo uma referência estadual na formação e qualificação de eletricistas, com certeza será de grande utilidade”, pontuou.

Vanguarda

Na visão do diretor do colégio, esta doação possibilita à instituição de ensino uma vanguarda na multiplicação do conhecimento. “Nem sempre isso é possível a partir das nossas realidades, mas sim a partir da ajuda e da cooperação de instituições como a Certel Energia. Estamos frente a um momento solene de grande virtuosidade social, porque estamos abrindo possibilidades, formando e qualificando a vida das pessoas. É importante reconhecer que, ao tempo em que o Centro de Eletricidade é uma das grandes iniciativas de nossa escola, ele está aqui pela condição de termos uma grande parceira que é a Certel Energia”, mensurou Rückert.

Segundo Mügge, a UTR permitirá a realização de cursos inéditos no Centro de Eletricidade. “É um equipamento com o qual podemos operar inúmeras funções, servindo tanto para a eletricidade industrial, de geração e distribuição do Curso de Eletrotécnica, como para a qualificação de profissionais das cooperativas e concessionárias”, observou.

Saiba mais

Entre as utilidades da UTR, destaque para o fato de servir como um concentrador de informações vindas de vários equipamentos na subestação, interpretando os dados e, após, transmitindo ao Centro de Operação do Sistema Elétrico (COS) em algumas frações de segundo. Com estas informações, os operadores do COS podem tomar decisões e enviar comandos à UTR que, por sua vez, interpreta e envia aos equipamentos por ela monitorados.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...