Diversidade para crescer é o foco da Expovale 2014

Começa a contagem regressiva para a XIX Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari – Expovale 2014. O evento teve seu lançamento oficial na noite da última quinta-feira, dia 8, seis meses antes da realização da feira que é referência no cenário estadual. A cerimônia ocorreu no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante, em Lajeado, e reuniu cerca de 300 pessoas, entre empresários, autoridades e imprensa, para apresentar as novidades e preparativos da 19ª edição. Numa amostra das inovações que estão por vir, o lançamento surpreendeu o público com efeitos tecnológicos de luz, som e imagem, intercalados com a apresentação do grupo Vocal em Cena. A Expovale 2014 tem o slogan Diversidade que Faz Crescer, numa referência à diversidade de atrações, tanto da feira quanto da região em si, pela mistura de culturas.

“A Expovale tem como marca a integração regional e visa apresentar as potencialidades econômicas, sociais e culturais”, destacou Reni Nunes Machado, presidente da comissão organizadora. O empresário também fez menção à diversidade econômica que caracteriza a região e à importância da inovação, fundamental tanto para a sustentação das empresas como para a feira. “Estamos trabalhando com três aspectos básicos: mais conforto e qualidade para visitantes, melhores condições de trabalho para os expositores e as mudanças na feira em si”, frisou Machado. Neste sentido, fez menção à 1ª Feira de Veículos, Equipamentos, Acessórios e Serviços para o Segmento Motorizado (Femotor), ao espaço Vale Franchising e ao novo layout da feira.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt, salientou o esforço dos organizadores, Acil e Prefeitura de Lajeado, para o sucesso do evento. A solução para muitas demandas do público e dos expositores passa por melhorias na infraestrutura do Parque e dos arredores. “Se a feira gera cerca de R$ 40 milhões em negócios, é inteligente investir-se nela, uma vez que a fatia desse valor que corresponde aos tributos gerados supera em muito os investimentos públicos aportados”.

O prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, comentou sobre as melhorias que estão sendo providenciadas pelo Poder Público no sentido de avançar em relação a anos anteriores. Entre elas estão o asfaltamento da Avenida Alberto Müller e a nova estrutura de telhado nos pavilhões 2 e 3. “E para isso estamos diretamente empenhados com nossas secretarias de Obras e Desenvolvimento e Inovação”. Ao finalizar, afirmou que aposta no sucesso da feira por possibilitar a visibilidade de empresas de pequeno, médio e grande porte.

A solenidade também marcou a apresentação do traje oficial da corte formada pela rainha Vanessa Chiesa Salva e princesas Milena Fernandes e Thaís Valer. A Expovale 2014 ocorre de 7 a 16 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado (RS). Conta com o patrocínio de Bebidas Fruki e apoio de Eurobier, Saffran Bebidas, Corsan, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banco do Brasil e Randon.

As novidades desta edição

Para que o resultado supere a edição anterior, muitas melhorias e inovações estão sendo providenciadas. As mudanças começam pela infraestrutura de acesso ao Parque do Imigrante, que terá a Avenida Alberto Müller asfaltada e calçadas de passeio reformadas. O layout da feira também muda, sendo que o espaço dos shows será montado numa arena com arquibancadas, sendo maior e ficando ao lado do Parque de Diversões. Os quiosques de alimentação também serão deslocados, buscando oferecer mais praticidade para o público.

A construção de mais um banheiro na área externa anexa ao Pavilhão 3, mais visível para o uso e com acesso para deficientes físicos, e a nova cobertura dos pavilhões, são demandas específicas de pesquisas das últimas edições e que vão ser atendidas.

O Pavilhão 1 terá como novidade uma ala dedicada às franquias, denominado Vale Franchising. No Pavilhão 4, as agroindústrias vão estar junto com o artesanato.

Já o setor de veículos ganha um incremento nesta edição com a 1ª Femotor – Feira de Motorizados. Assim, além dos automóveis que tradicionalmente ficam no Pavilhão 3 e dos caminhões, tratores e motos expostos na área externa frontal do Parque, a Expovale 2014 terá outros segmentos do setor de transporte motorizado presente, como barcos e lanchas. Sua localização será no Pavilhão 5, antes dedicado ao artesanato, Praça de Alimentação e shows. O espaço terá uma programação especial, a qual prevê encontros de aficionados por veículos motorizados, como motos e carros antigos. A Femotor tem o objetivo de fomentar os negócios da cadeia motorizada e é o projeto piloto para um evento independente no futuro. Além disso, a Expovale terá eventos técnicos, Baile da Melhor Idade, Tarde das Escolas, Bungee Jump e muito mais. No que se refere aos estandes, 40% já foram comercializados.

Outra novidade deste ano é o horário de visitação em dois dos dez dias da feira. Na segunda e na terça-feira, os pavilhões serão abertos das 17h às 22h. Nos demais dias durante a semana será a partir das 14h e nos dois sábados e domingos, a partir das 10h.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...