Distribuidora de energia da República de Camarões conhece fabricação de postes de concreto da Certel

Diretores da AES Sonel, empresa do grupo AES Corporation responsável pela distribuição de energia elétrica à República de Camarões, na África, visitaram na quinta-feira, 27 de março, a unidade industrial da Certel Artefatos de Cimento, em Teutônia. A visita fez parte de um intercâmbio entre a AES de Camarões e do Brasil.

Acompanhados por profissionais da AES Sul de São Leopoldo, entre os quais o coordenador de medição e equipamentos especiais Adriano Gabiatti, o gerente técnico Carlos Eduardo Balvedi e os engenheiros de distribuição Fernando Kunrath Chiapinotto e Roberto Pressi, os visitantes foram recepcionados pelo gerente da indústria, Airton Roque Kist, pelo presidente e o vice-presidente da Certel e da Certel Energia.

Na ocasião, assistiram ao vídeo institucional das cooperativas, através do qual puderam conhecer melhor o mix de atividades das empresas, e visitaram todos os setores da fábrica, que é fornecedora de postes de concreto para a AES Sul.

A comitiva de Camarões esteve integrada pelo diretor de redes de energia Kingue Elessa, subdiretor de performance John Muton e o subdiretor de operação e manutenção Tsafack Michel. Eles destacaram que, dos 20 milhões de habitantes de Camarões, apenas 800 mil têm acesso à energia elétrica. “Apesar de décadas atrás termos utilizado postes de concreto, atualmente os nossos postes são todos de madeira, visto que o país não tem nenhuma indústria de postes de concreto”, afirmou John Muton.

Os camaronenses ficaram impressionados com a área de teste e verificação de garantia de qualidade da indústria, bem como com a velocidade de fabricação, com tempo de cura de 10 dias. “A produção de postes de até 40 metros de altura para subestações, prevista para iniciar este ano, mostra que a Certel se preocupa em oferecer qualidade no que faz”, avaliou. O fato de a Certel Energia possuir uma rede de distribuição com mais de 66 mil postes de concreto em 47 municípios também chamou a atenção da comitiva.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...