Dia Estadual do Peixe marcará lançamento de Programa Integrado de Pesca e Aquicultura

Como parte da programação do 1º Dia Estadual do Peixe – que ocorre no dia 23 de outubro, a partir das 9h, no Salão Comunitário Cristo Rei, em Estrela – a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) lançará o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura. Esta política pública tem entre seus objetivos promover o aumento da produção de peixes no Rio Grande do Sul, fortalecer a Assistência Técnica e a Extensão Rural e Social voltada aos piscicultores, debater formas de comercialização e popularizar o produto por meio de oferta contínua de pescados.

O evento contará ainda com painéis, estudos de caso e relatos de experiências. “A intenção é promover um encontro nos moldes do Dia do Porco, com debates a respeito de políticas de desenvolvimento para a piscicultura, setor de nossa economia que vem crescendo e se consolidando a cada ano”, salienta o assistente técnico regional de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, João Sampaio. O fato de Estrela possuir uma Feira do Peixe estabelecida há mais de 20 anos, que serve como referencial para outros municípios, foi fundamental para a escolha da sede do primeiro evento.

São aguardados cerca de 500 agricultores para o evento. Inscrições podem ser realizadas pelo www.emater.tche.br, no botão com o link do 1º Dia Estadual do Peixe. Informações podem ser obtidas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Estrela, ou pelo telefone (51) 3712-1842. A organização é da SDR, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Estrela, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Ministério da Pesca e Aquicultura.

Programação

  • 9h – Recepção
  • 9h30min – Saudação inicial
  • 9h40min – Diagnóstico da Piscicultura – Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
  • 10h – Apresentação de casos de comercialização. Estrela: experiência da Feira do Peixe junto à Feira do Produtor e Roca Sales: Agroindústria de Pescados Scheer, em Fazenda Lohmann
  • 11h – Situação nacional e internacional da piscicultura
  • 11h30min – Lançamento do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura
  • 12h – Formação da Mesa das Autoridades
  • 13h – Almoço

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...