Delícias da Colônia chega aos 13 anos

Lançado oficialmente no dia 13 de abril de 2002, o Roteiro Delícias da Colônia completa 13 anos e para comemorar a data a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela promove uma confraternização nesta sexta-feira, dia 17, entre os três municípios que integram o roteiro: Estrela, Colinas e Imigrante. Estarão presentes os empreendedores do roteiro, agências de viagens e autoridades. O evento ocorre às 19h30min. O Roteiro foi o segundo criado no Vale do Taquari e em razão da variedade de atrações e do cenário está no ranking dos mais visitados na região.

Visitantes

A rota tem sete pontos turísticos que cruzam os três municípios. Recebeu, em 2014, 29 mil visitantes. As projeções de visitas são altas porque os números envolvem o turismo de negócios. “Muitos vem adquirir produtos em alguns pontos do roteiro, o que deixa de ser turistas e eleva o número do trajeto”, enfatiza o guia turístico Antônio Veloso. É o caso do Cactário Horst, em Imigrante – o maior da América Latina. Na Sirlei Chocolates, em Estrela, delícias atraem visitantes fora das excursões. Pessoas que vão especificamente comprar no local para a Páscoa para presentear filhos ou familiares.

O turismo de eventos também contribui para alavancar o número de visitantes. Em Imigrantes, milhares de pessoas foram para assistir à Paixão de Cristo, em Colinas outras tantas visitaram a cidade em razão da decoração de Páscoa, o mesmo acontecendo com a ornamentação natalina em Estrela.

De mosteiro a chocolate, a rota se distingue por ser variada. “A diversificação de pontos e também uma mescla de urbano com rural atraem os turistas.” A própria paisagem, morros e o verde fazem o grande diferencial.

Mais tempo

A maior parte dos grupos que visitam o Delícias vem da região metropolitana e é formada por pessoas de meia idade. O desafio do roteiro é fazer com que os excursionistas permaneçam mais de um dia na região para que desbravem mais roteiros e locais no Vale do Taquari, prestigiem os hotéis e a culinária local movimentando a economia.

Pontos de atração do roteiro

  • Alambique Berwanger – casa centenária produtora de cachaça.
  • Recanto do Avestruz – dispõe de carnes, óleo, patê, e linguiça de avestruz. Quem prova elogia.
  • Sirlei Chocolates – está localizada no meio de um ponto turístico. A fábrica de chocolates artesanais atrai milhares de visitantes na Páscoa.
  • Casa do artesão – Em Colinas, artesãos e produtores rurais criaram uma feira para oferecer à população e aos visitantes, cucas, doces, salgados, chás e artesanato.
  • Cactário Horst – o maior da América latina
  • Loja Container – Projeto sustentável com reutilização de container, vindo de Rio Grande. Loja da Séhven, que vende aromatizantes, perfumes e cremes.
  • Convento São Boaventura em Imigrante – mosteiro impressiona pela imponência da obra.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...