Dália, Senai e Ministério da Agricultura capacitam transportadores de leite “in natura”

Todos os transportadores de leite “in natura” que prestam serviço para a Dália Alimentos receberam, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, uma capacitação do Programa de Alimento Seguro da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul (PAS Leite Transporte).

As aulas ocorreram na unidade de laticínios do Bairro Aimoré, em Arroio do Meio, com carga horária de oito horas, divididas em quatro horas teóricas e quatro práticas. A parte prática foi realizada em uma propriedade, simulando uma coleta de leite.

Os 53 transportadores participantes foram divididos em três turmas e a responsável por ministrar o cronograma foi a instrutora do Senai, Alessandra de Cesaro Dehnhardt, que tratou sobre o tema “Boas Práticas para o Transporte de Leite.”

O PAS Leite é um programa do Ministério da Agricultura e tem o objetivo de padronizar a capacitação de transportadores de leite “in natura” no Rio Grande do Sul, de acordo com a Instrução Normativa do MAPA 62/2011, além de despertar o conceito da necessidade de melhoria da qualidade e segurança do leite.

O programa faz parte do projeto do Ministério da Agricultura de fomento às Boas Práticas Agropecuárias para a produção, o transporte e o beneficiamento de leite com segurança e qualidade.

Para a gerente da Divisão Controle de Qualidade (DCQ) da Dália Alimentos, Ivane Giacobbo, o curso foi importante devido a sua realização em todo o Estado, abordando a mesma metodologia e padronizando a forma de coleta do leite. “Todos os cuidados durante a coleta, desde as condições do caminhão, da coleta de amostra e das análises a serem realizadas foram abordadas, ressaltando a importância deste elo da cadeia do leite, que é o transportador, figura vital para a qualidade do produto final”, enfatiza.

A Dália Alimentos oferece aos seus transportadores capacitações frequentes, reunindo-os a cada três meses para a prestação de informações. A próxima está agendada para o mês de novembro.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...