Dália empossa novos delegados durante programação da Suinofest

A Dália Alimentos festejou seus 68 anos de fundação com um evento que marcou a posse dos novos delegados. Titulares e suplentes reuniram-se no último sábado, dia 6, no Clube Comercial, para participar de Assembleia Geral Extraordinária e posse dos novos 149 representantes das famílias associadas.

O evento fez parte da programação da Suinofest 2015 e reuniu cerca de 300 pessoas advindas das oito regiões de abrangência da Dália Alimentos no Estado. Além dos assuntos que integraram a ordem do dia, os participantes assistiram a duas palestras: na primeira, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, falou a respeito das atribuições e do papel do delegado como um líder dentro da comunidade.

Piccinini enfatizou que o delegado tem o papel de aproximar as famílias da cooperativa, além de mobilizar, coordenar e representar seu núcleo, levando sugestões dos associados para a Assembleia Geral. “Os delegados são os olhos e os ouvidos dos associados. Ao mesmo tempo, devem ser uma referência da cooperativa nas comunidades onde atuam, levando informações relevantes para todos os associados sobre as decisões que interfiram no desenvolvimento desse empreendimento coletivo.”

Piccinini aproveitou a oportunidade e adiantou que, no mês de agosto, iniciará um rodízio de encontros pelos municípios para a realização de reuniões com os delegados.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou um demonstrativo das sobras do exercício do mês abril. Também abordou aspectos relativos aos mercados do leite e da cadeia suinícola.

No mercado de suínos disse que há demanda e oferta, embora estabilizadas, e que os abates estão 2,97% superiores a 2014. Também ressaltou que a exportação entre os meses de janeiro a abril sofreu redução na ordem de 13% em relação a 2014. Segundo ele, para compensar é preciso aumentar o consumo interno em 1,81% no segundo semestre deste ano.

Em relação ao mercado do leite, observou que o Brasil é um dos maiores produtores do mundo, com forte crescimento da produção. Porém, apesar do expressivo crescimento, a média ainda continua entre as mais baixas do mundo.

Freitas falou, ainda, acerca do crescimento da marca Dália em vendas no Estado e na grande Porto Alegre e fez menção à recente pesquisa Top of Mind, da Revista Amanhã, que consagrou o leite Dália como a terceira marca mais lembrada pelos gaúchos. “De 2013 para cá registramos um crescimento de 86%.”

Presenças

Também prestigiou a posse dos novos delegados o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Tibério Rocha; o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edson Brum; o secretário Executivo do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Ardêmio Heineck, e o vice-presidente da Dália Alimentos, Pasqual Bertoldi.

Rocha destacou o modelo de gestão da Dália Alimentos que, segundo ele, está entre os cinco melhores do Brasil. “É uma alegria participar desta assembleia, deste importante processo de representação. Com certeza a obra mais importante desta cooperativa é o exemplo que ela está deixando para todo o Brasil.”

Brum salientou o trabalho da Assembleia Legislativa para conter as fraudes no leite, o foco na qualidade e na sanidade animal, e falou do orgulho em poder fazer parte da grande família Dália Alimentos.

No encerramento do evento, todos os delegados e suplentes compareceram ao Salão Gastronômico da Suinofest, no Parque João Batista Marchese, onde participaram do almoço na festa gastronômica que prossegue na próxima sexta-feira, no sábado e no domingo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...