Dália Alimentos dá início às assembleias regionais

Os resultados e o balanço do exercício que findou estão sendo apresentados às 4.307 famílias associadas à cooperativa, desde o dia 12 de fevereiro, data em que a Dália Alimentos deu início às assembleias regionais. O primeiro – de um total de oito municípios a receberem os encontros – foi Júlio de Castilhos, quando cerca de 80 pessoas ouviram as explanações do desempenho da empresa em 2015. Na quinta-feira, dia 17, foi a vez dos associados de Candelária participarem do encontro.

Responsáveis por transmitir as informações aos associados, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, e o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, expuseram números, projeções futuras, desafios, metas e considerações sobre o atual momento da economia brasileira e mundial. Dentre os dados positivos colocados aos associados, o faturamento bruto de R$ 1.073 bilhão e as sobras na ordem dos R$ 28 milhões.

Os números, de acordo com Freitas e Piccinini, foram positivos e satisfatórios, embora a crise que vem assolando nosso país e afeta o desempenho do setor empresarial. “Ficamos dentro do que havia sido projetado para o ano, mas sabemos que este será um exercício difícil em virtude da crise política e econômica. “Não somos pessimistas, mas sim realistas. Será um ano extremamente difícil”, adiantou Freitas.

Leite Saudável

Freitas também discorreu acerca das novidades relacionadas ao modelo de assistência técnica que passa a vigorar neste ano, como o Programa Leite Saudável, uma parceria entre a Dália Alimentos e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com fiscalização da Receita Federal. O programa objetiva a evolução da cadeia leiteira e o aumento da renda das famílias envolvidas, através da melhoria da gestão da propriedade, da sanidade e da genética do gado leiteiro. Também tem como meta a melhoria da qualidade do leite, criando condições para a exportação. “A adesão do produtor é livre, mas lembramos a importância dessa qualificação, visando à eficiência que permite o acesso aos melhores mercados”, alertou, complementando que produtores que fazem parte do Programa Vale dos Lácteos, assim como os condomínios de gado leiteiro, já estão automaticamente incluídos no Programa Leite Saudável.

Frango de Corte

Outro assunto abordado com destaque nas assembleias foi o Projeto Frango de Corte, novo segmento que a Dália pretende atuar. De acordo com Freitas, o complexo industrial será construído no município de Arroio do Meio, com previsão de terraplenagem para o segundo semestre deste ano.

No dia 25 deste mês, será realizada uma reunião com prefeitos dos vales do Rio Pardo e Taquari com o objetivo de apresentar aos municípios uma proposta de parceria para sediarem os matrizeiros e as granjas de frango de corte. Em abril, iniciam-se os encontros com os produtores interessados em fazer parte do projeto ASA (América Sociedade Avícola).

Quadro social

Piccinini continuou a assembleia lembrando que no dia 14 de março será realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO), com apreciação e aprovação das contas e eleição do Conselho Fiscal, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado.

De uma maneira ampla, falou dos programas e projetos sociais desenvolvidos pela cooperativa, com enfoque para a Escola do Leite, Projeto Sucessão Familiar e eventos como encontro de mulheres, de delegados e de jovens a serem realizados nos decorrer deste ano.

Destacou, também, o Projeto Criança Dália que conta com fundo próprio para a realização de ações nas oito regiões de abrangência da cooperativa. Piccinini também falou dos troféus, das conquistas e do reconhecimento da Dália Alimentos em 2015 como o troféu Senar/RS, Top 100 Encantado, Prêmio AGL e Top de Marketing 2015.

Entre as obras, frisou o pioneirismo da Dália com a estruturação dos condomínios leiteiros com ordenha robotizada nos municípios de Nova Bréscia, em funcionamento; Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária em fase de construção.

Agenda das assembleias:

  • Dia 19/02 – Anta Gorda | Local: Clube Carlos Gomes
  • Dia 24/02 – Serafina Corrêa | Local: Câmara de Vereadores
  • Dia 26/02 – Arroio do Meio | Local: CTG Querência de Arroio do Meio
  • Dia 02/03 – Progresso | Local: Ginásio do Colégio São Francisco
  • Dia 04/03 – Encantado | Local: Clube Comercial
  • Dia 09/03 – Guaporé |Local: CTG do Xico de Vespasiano Corrêa
  • Dia 14/03 – AGO – Encantado | Local: Auditório Itália Prefeitura

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...