Dália Alimentos apoia criação e preservação de Corredor Ecológico

A importância dos recursos hídricos para a operação das unidades fabris é incontestável. Por isso, a Dália Alimentos tornou-se parceira dos municípios onde está presente, através do plantio, da manutenção e da preservação do Corredor Ecológico.

Um dos principais recursos hídricos utilizado pela Dália é a água do Rio Taquari. O frigorífico, localizado em Encantado, e a indústria de laticínios, situada em Palmas, no município de Arroio do Meio, utilizam-se dessa fonte para o abastecimento hídrico dos processos. No caso da unidade de Palmas, a implantação do Corredor Ecológico está sendo uma ação efetiva de recuperação ambiental próxima ao Rio Taquari.

Além do trabalho realizado junto às indústrias, há uma grande preocupação com as propriedades dos associados. Por isso, a Dália Alimentos preocupa-se com a preservação e a recuperação de nascentes e com os riachos e os córregos.

De acordo com a engenheira ambiental, Andrieta Anater, e a química industrial Supervisora de Laboratórios Encantado, Graziela Botega, o plantio de árvores e o isolamento de áreas de corredor ecológico são as principais práticas orientadas e desenvolvidas nas propriedades rurais. “Com esse trabalho desenvolvido pela Dália Alimentos acreditamos na melhora contínua e na preservação do meio ambiente, bem como na sustentabilidade com vistas à garantia de uma melhor qualidade de vida à sociedade”, comenta Andrieta.

Segundo Graziela, a Dália considera esse trabalho de extrema importância e, para isso, conta com o auxílio de um engenheiro agrônomo que desenvolve o projeto. “Tudo é controlado, inclusive é feito o acompanhamento das mudas para o replantio, no caso de perdas e, de modo geral, para que todas vinguem e constituam o corredor ecológico”, ressalta Graziela.

O trabalho junto aos associados conta com a orientação da engenheira Andrieta, responsável por nortear os produtores quanto à preservação das fontes, dos rios e dos lagos próximos a cada estabelecimento.

Saiba mais

O Corredor Ecológico é o nome dado à faixa de vegetação que liga fragmentos florestais próximos a recursos hídricos. Essas faixas de vegetação possibilitam a manutenção da fauna e da flora de determinado local, além da troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes. É, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...